Aprovada Redução da jornada de Trabalho para 40 horas semanais



Foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados a Ementa Constitucional para a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais.

Esta redução não implicará na redução do salário e haverá um aumento de 50% para 75% do adicional sobre a hora extra.



Com a redução da joranda de trabalho o trabalhador poderá desfrutar de maior tempo para laser, atividades esportivas, educativas e culturais. Além disso, irá aumentar o emprego no país, pois a proposta irá inibir as horas extras, fazendo com que as empresas contratem mais mão-de-obra.



54 comentários em “Aprovada Redução da jornada de Trabalho para 40 horas semanais

  1. Até que enfim fizeram alguma coisa por nós q trabalhamos duro,sem tempo p nada,filhos, casa,estudos etc… espero que entre logo em vigor p todas as emprezas,e que tenha fiscalização em todas as emprezas.

  2. Até parece que reduzir a jornada vai fazer com que o trabalhador fique em casa olhando pra cima, com certeza todos que precisam vão tentar fazer desse tempo uma forma de outros ganhos, fazendo os famosos “bicos” pq o salário de já ganhamos não condiz com a necessidade real, economicamente falando, mesmo pq não existe uma fiscalização competente para garantir que se faça valer esse direito, como tantos outros, as leis são feitas, mas são cheias de brechas…

  3. Cada vez tenho mais vergonha desse país, juliana use esse tempo que você estudar gramatica assim você conseguir um emprego melhor e vai parar de reclamar sem razão, e continue estudando, quem sabe um dia você consiga entender a (*&%¨q você esta falando e o tamanho da m*&¨da que estão fazendo pra garantir o voto de pessoas ignorantes como você.
    rafael, mais = +(adição, vc deve ter estuda isso no ensino fundamental, lembra?!?) o que vc deveria ter usado é o artigo mas, que significa porém , contudo.

    conseguem entender??

  4. concordo plenamente com a juliana,
    porque muitas categorias ja trabalham
    40 horas semanais, onde esta a igualdade ???

  5. boa sandra gostei,
    e alexandre antes de fla dos outros se corriga primeiro.
    “juliana use esse tempo que você estudar gramatica assim você conseguir um “

  6. Alexandre, quanto erro de concordância verbal, e a acentuação de gramática!! Ainda querendo corrigir alguém, fala sério!!
    Você sim que é um ignorante! Tenho pena de pessoas como você…

  7. Ao meu ponto de vista, a lei acarreta vantagens e desvantagens,os trabalhadores terão mais tempo com suas familias e tambem para atividades extras no dia dia, mas infelizmente com o salario minimo em baixa, as horas extras ajudam muito no orçamento familiar, e com essa lei abrirao novos turnos, axo excelente porque serao novas pessoas contratadas e taxa de desemprego se torna menor, mas axo que juntamente com isso poderiamos melhorar tmbm o salario do trabalhador brasileiro, afinal trabalhador satisfeito produz mais..obrigado!!

  8. Alexandre Barbosa · Editar

    Tenho vergonha é de me chamar Alexandre quando vejo comentários como esse “Alexandre” não se preocupe com a Juliana o que ela escreveu é a verdade. Seu comentário deveria ser usado quem sabe em uma sala de aula alunos faltos em portugues, delete este comentário amigo você perdeu uma boa oportunidade de ficar calado.

  9. Essa reduçao veio em boa hora quando muitos empregadores abusam de seus funcionarios cargas execivas de trabalho mas e preciso que uma fiscalisação para que isso vigore de verdade
    Mas e claroque sempre vai ter alguem que e contra principalmente os grande empresarios

  10. Olá. Tenho uma duvida. Trabalho a noite e pela lei quem trabalha a noite já tem uma redução nas horas trabalhadas, com a nova lei em votação como ficará para os que trabalham a noite, também haverá uma nova redução nas horas trabalhadas?

  11. alexandre :Cada vez tenho mais vergonha desse país, juliana use esse tempo que você estudar gramatica assim você conseguir um emprego melhor e vai parar de reclamar sem razão, e continue estudando, quem sabe um dia você consiga entender a (*&%¨q você esta falando e o tamanho da m*&¨da que estão fazendo pra garantir o voto de pessoas ignorantes como você.rafael, mais = +(adição, vc deve ter estuda isso no ensino fundamental, lembra?!?) o que vc deveria ter usado é o artigo mas, que significa porém , contudo.
    conseguem entender??
    Deplorável, ao invés de escrever com concordância fica corrigindo os erros de outras pessoas. Faltam pessoas com a intenção de ir às ruas e mudar esta situação, somos uns dos países campeões em exploração da força de trabalho. Não adianta em nada fazer mudanças nas leis trabalhistas, se não tiver uma fiscalização rígida, o problema não solucionado e muito menos amenizado.

  12. Olá! Como tudo nesse país, ficam só no blá blá blá e a gente fica sempre no final da fila para saber das novidades. Também me interessa saber a quantas anda essa votação ou sei lá o quê.Se eu ganho R$ 800,00 por mês, trabalhando as 44 horas, continuo ganhando os mesmos R$ 800,00 fazendo 40 horas???? E para o pessoal que é horista? Entendo que eles terão redução no valor final do ordenado,uma vez que recebem pelas horas efetivamente trabalhadas no dia. Aguardo retorno e obrigada!

  13. carla fernandes da silva · Editar

    as horas deverao ser trabalhadas como?eu por exemplo trabalho de 7 as 11, uma hora de almoço,12 as 17!como serao distribuidas?como o patrao quiser?
    o

  14. alexandre, ao invéz de analisar a gramatica da juliana, procure entender o conteúdo. ela falou muito bem, está de parabéns!e voc~e não sabe usar o meprego das vírgulas, e nem interpretar textos. com certeza também, deves votar no psdb,dem e pps, a coligação brasil colonial.

  15. provavelmente os patrões deixaram os empregados ficarem em vez de 1 hora no almoço ficarem 1 hora e 40 minutos para não contratar mais funcionarios sempre o empregador arruma um jeito de levar vantagem….não é!!!

  16. O empregador sempre acha um jeito de levar vantagem em tudo, só quem vai lucrar com isso sao eles, que nao vao precisar pagar tanta horas extras , pois os funcionário terão que pagar esses dias aos sábados, afss, cada coisa que arrumam…Para o empregador é bom, eles tirarão vantagens nisso tudo!!:(

  17. Todo ano há uma debamdada de pessoas indo para países como Portugal, Espanha, Estados Unidos, França etc para TRABALHAR e GANHAR mais que aqui…e ganham. Ganham porque lá TEM QUE TRABALHAR PRA GANHAR. A coisa é bem simples, se trabalha ganha se não trabalha meu filho, volta para seu país!!!
    Os que aqui ficam, com algumas exessões, querem moleza, sombra e água fresca. Aqui é o único lugar do mundo onde o funcionário tem ÓDIO do patrão. Essa lei só vai almentar a informalidade porquê,CLARO QUE MENTES SUBDESENVOLVIDAS COMO DESSAS ANTAS, acham que os patrões ganham horrores daí nutrem o SONHO de serem também patrões e o que acontece??? QUEBRAM!
    Resumindo: Quando mais se deveria trabalhar para um dia virarmos uma Alemanha, França ou algo que o valha (QUE SONHO!), o que fazemos??? Diminuimos a carga horária. GOVERNO MEDÍLCRE E PROTECIONISTA…vamos ver até onde se sustenta esta base.

  18. Paulo Roberto Pompermayer · Editar

    PRABENS PELA IDÉIA ERA ISSO QUE FALTAVA ESPERO QUE ISSO ENTRE BREVE EM VIGOR ASSIM TODO PODEM OCUPAR ESSAS HORAS PARA SEU BENEFICIO.;ESTUDAR CURTIR FAMILIA FAZER UM ESPORTE ;ETC…

  19. parabéns por quem até estudar teve a ideia da redução das cargas horarias só assim podemos nos dedicar mais aos filhos etb ém ter um pouco de lazer.;estudar ;emfim curtirmos a familhia .

  20. Bom !
    Falar o que quando a gente le um comentário desse do Sr Alexandre,né
    Algumas Pessoas ja lhe deram a resposta correta a Juliana é uma Brasileira que nem o Sr e tem a sua opnião propria podemos não concondar com algumas respostas mas o sábio é aquele que respeita o proximo,como o Sr pode ver a unica opnião que não foi aceita foi a sua
    e agora como um portugues bem claro o Sr é um perfeito Idiota
    Parabens Juliana concordo em 100% com o que vc falou
    um abraço

  21. miguel constantino borges · Editar

    ate q fim uma coisa boa pros trabalhadores que carregam os funcionarios publicos nas costa e que dao tudo de bom e melhor.sacrificam tudo para manter a estabilidade do poder público.parabens deputados e senadores.

  22. Nossa, seria uma benção mesmo essa lei sendo aprovada!! Passamos mais tempo com os “colegas” de trabalho do q com a nossa família… não dá tempo de fazer NADA, quem é dona de casa e nas horas “vagas” tem q cuidar de casa, ser boa mãe e boa esposa sabe valorizar mto essa nova lei… agora quem não tem obrigação nenhuma fora do serviço, claro… vai achar q não faz diferença! egoístas… idiotas!! na boa…

    😀 nã vejo a horaa

  23. Quanto de salário uma pessoa que em 1 dia trabalha 4horas e em outros dia trabalha 5horas, ou seja só trabalha 2 vezes na semana, deve ganhar? Quanto por dia? e quanto por hora?

  24. Porque tudo que sai para ser vigorado demora mais de ano e quando sai o funcionario so perde e o governo muda mais a empresa tambem muda e ninguem fica sabendo por que o dono da empresa compra os cara que poderiam mudar esse plano de 40 horas se vigorar vai ser bom por que vai sobrar mais tempo para quem tem filhos valeu por dar meu comentario obrigado

  25. Nossa esse Alexandre aí deve ter uma Empresa bem frajuta e esta com o c. na mão e fica criticando quem não nada a ver com o bagaço que ele vem gerenciando!!!!! Fica quieto e abre falencia!!!! Vai ser camelô na 25 de março!!!!!!KKKKKkkkk….

  26. Eu tenho atualmente quase 70 anos e desde o meu tempo já se ouvia em falar dessa redução. Com todo o respeito os Senhores Deputados, com raras excessões, deveriam de tomar um pouco de vergonha na cara, que ainda alguns o trm, deveria priorizar esse projeto e aprova-lo com a maior rapidez, assim como o fazem nos seus exorbitantes salarios. Vamos acordar senhores Deputads, que fazem de tudo para a obstrução, o que felizmente é uma minoria.Essa milonga eu ouço há vários anos, e torço aos trabalhadores em geral que alcanse tal objetivo, e estaresi torcendo para todos. Um abaço. adnir esposto – 69 anos, 11 meses e 04 dias.

  27. eu gostaria de saber,se foi aprovado uma lei onde fala que se perdermos um dia de trabalho terça, quarta ou quinta feira perderemos dois ou tres dia o dia que falhamos o sabado e o domigo mim responda por favor obrigada

  28. A partir de quando vai vigorar esta lei para as empresas?
    Já passou da hora dessa lei valer ,achei o maximo .