Se você está cansado dos salários baixos pagos no Brasil e está querendo se mudar para o exterior para tentar uma vida melhor lá fora, pense novamente.
Infelizmente, o mundo já não é mais o mesmo. O desemprego está em alta nos EUA, Japão e Europa, países que, em conjunto, representam mais de 80% da riqueza gerada no mundo. A retração é, talvez, a mais forte desde a Segunda Guerra Mundial. Felizmente, nosso país, embora tenha sido atingido pela crise, está a salvo do pior, por enquanto.
Um termômetro da crise são as notícias que temos visto, como Japão vive pior crise econômica desde a 2ª Guerra Mundial (Invertia), Europa tem pior recessão em 50 anos (Estadão) e PIB americano registra maior queda em 27 anos (Veja).
A queda mais dramática foi mesmo a do Japão, com uma incrível retração de 12,7% na atividade econômica. O paraíso dos dekasseguis e arubaitos virou um inferno com a queda brutal nas exportações daquele país.
Portanto, a menos que você tenha um emprego certo, um local definido para ir trabalhar, o melhor, neste momento, é deixar a tormenta passar. Ir para algum desses países agora é um risco enorme de perder as economias e ficar desempregado. Principalmente no Japão.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?