Você conhece todos os seus direitos? Confira aqui alguns serviços gratuitos garantidos por lei





Muias pessoas não conhecem todos os seus direietos e acabam gastando dinheiro à toa para conseguí-los.

Para tirar a segunda via de documentos e certidões é cobrada uma taxa. Mas, quem não possui condições de pagar a taxa, poderá preencher uma declaração dando informações da sua situação ficanceira e conseguir a segunda via gratuitamente, uma economia de aproximadamente R$30 por documento. Isso vale para RG, carteira de trabalho, certidões de nascimento e óbito. 




Se você for roubado também poderá conseguir a segunda via do seu RG gratuitamente, no Rio e em São Paulo, basta apresentrar o boletim de ocorrência registrado na polícia.

Você sabia que tem gente que tem direito a receber dinheiro em bancos e não sabe disso? Pois é, existe R$300 milhoes esquecidos nos bancos, esse é o dinheiro do PIS, um abono salarial concedido a todos os trabalhadores que ganham até dois salários e tiveram caretira assinada por no mínimo 30 dias.


Outro direito quese ninguém conhece é o DPVAT, todo o motorista poderá receber uma indenização em caso de acidentes com vítimas. Para ter acesso a este direito, as vítimas ou famílias, deverão entrar com o pedido no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em um prazo de até três anos após o acidente.

7 comentários em “Você conhece todos os seus direitos? Confira aqui alguns serviços gratuitos garantidos por lei

  1. Empregada doméstica com carteira assinada deverá ter direito a férias anuais remuneradas com 1/3 a mais do salário. De acordo com a lei 11.324, as férias passam a ser de 30 dias corridos. A empregada doméstica també tem direito a 13º Salário com base em sua remuneração, repouso semanal remunerado, salário e licença maternidade e estabilidade de 5 meses após o parto.

  2. Aline A. Figueirêdo · Editar

    Olá Boa Noite gostaria de saber de a ampregada doméstica tem lei em direito do FGTS e se tem direito a seguro desempredo?

  3. Boa Noite.Gostaria de saber se quando a patroa paga o fundo de garantia e demitir sua empregada,quais suas obrigações trabalhistas referente a esse beneficio.Obrigada(o)

  4. maria suely dos santos · Editar

    boa noite,eu trabalho há 10 anos eem uma casa,gostaria de saber quanto eu devo receber,pois minha patroa falesceu tem um ano e em minha carteira era assinada no nome dela,maais como ela é casada com seu esposo,entao gostaria saber se ele tem que me pagar do dia que eeu começei a trabalhar em sua casa ou depois que a esposa dele falesceu! obg

  5. minha mae se aposentou trabalhou numa firma por 14 anos e nunca recebeu o pis somente os juros ela gostaria de saber se agora ela tem direito de retirar obrigado

  6. eu gostaria de saber se é a patroa tem que pagar a passagem no seu valor inteira ou a empregada paga uma metade e a patroa a outra metade?
    aguardo a resposta obrigada e se caso a patroa não quiser pagar o valor total da passagem a empregada pode entrar com uma ação judicial?