Foi demitido? Veja como enfrentar a demissão de cabeça erguida
Em épocas de crise econômica, é inevitável o corte de mão-de-obras para a redução de custos. E quem é o mais prejudicado nessa história? O trabalhador.
É muito comum que a pessoa que foi demitida se sinta desolada e com a autoestima baixa. Porém, apesar de difícil, a demissão não pode ser vista como o fim do mundo.
Veja aqui algumas dicas para enfrentar a demissão de cabeça erguida e ainda aumentar as suas chances de arrumar um novo emprego:
Evite chorar na frente do chefe e dos colegas de trabalho, mantenha a compostura. Deixe para se lamentar em casa, no travesseiro. A família e os amigos não vão deixar de te dar um ombro amigo caso perca o equilíbrio.
Não cause uma má impressão na hora que for dispensado. Evite brigar com o chefe ou falar mal da empresa, afinal, nunca se sabe o dia de amanhã, é bom deixar as portas abertas para uma nova oportunidade na empresa, além disso, você também poderá precisar deles para uma indicação de trabalho em outra empresa.
Por mais difícil que pareça, nunca perca o otimismo. Quase todo o mundo passa por uma demissão na vida e todos conseguem sobreviver. Mantenha-se otimista e de cabeça erguida, a confinaça irá ajudá-lo a conseguir uma nova oportunidade.
Faça contatos, mande e-mails para colegas, envie currículo em sites de empresas, comente com os seus amigos do tipo de vaga que procura. As oportunidades costumam aparecer quando menos esperamos.
Não fique parado. A pior copisa para quem perdeu emprego é ficar parado em casa, sem rumo. Crie uma rotina, defina horários para contatos, para entrega de currículos e aproveite o tempo livre para fazer alguma atividade que você sempre quis fazer mas nunca teve tempo quando estava trabalhando.
Use a demissão para se reciclar profissionalmente ou até mesmo mudar de área. Invista em você! Existem diversos cursos, palestras e treinamentos gratuitos por aí.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Quer deixar um comentário?