Tire as suas dúvidas sobre o Seguro Desemprego




O Seguro-desemprego é um benefício temporário concedido ao trabalhador formal que foi demitido sem justa causa, trabalhador com contrato de trabalho suspenso por bolsa de qualificação profissional ofececida pelo empregador, pescador artesanal  durante o período de procriação da pesca e para os trabalhadores resgatados de trabalhos forçados ou similar à escravidão.

Para receber o benefício o trabalhador deverá comprovar que foi demitido sem justa causa, que recebeu salário nos últimos 6 meses, que trabalhou com carteira assinada pelo menos 6 dos últimos 36 meses, que não possui renda própria para sustentar a família e que não esteja recebendo nenhum outro benefício da Previdência Social, com excessão de abono de permanência em serviço, pensão por morte e auxílio-acidente.


Para solicitar o seguro desemprego o trabalhador deverá se apresentar à uma Delegacia Regional do Trabalho, Postos de Atendimento ao Trabalhador ou no Sistema Nacional de Emprego (SINE).

É obrigatório a apresentação dos seguintes documentos para a concessão do seguro-desemprego:

  • Carteira de Identidade, motorista, Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Comunicação de Dispensa (via marrom) e Requerimento do Seguro-Desemprego (via verde);
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;
  • Termo de rescisão contratual, devidamente homologado; 
  • Documento comprobatório de depósito das contribuições previdenciárias e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

O trabalhador poderá solicitar o seguro-desempego a partir do sétimo dia da sua dispensa e até 120 dias da data da sua rescisão.


Para receber o benefício, o trabalhador deverá comparecer a uma Agência da Caixa Econômica Federal, 30 dias após o requerimento do seguro. 

O valor do salário-família varia de acordo com a faixa salarial do trabalhador. Clique aqui e faça uma simulação do valor aproximado de seu Seguro Desemprego.

53 comentários em “Tire as suas dúvidas sobre o Seguro Desemprego

  1. queria saber se eu tenho direito a mais duas parcelas do seguro porque eu era sapateiro e falavan q sapatteiro tem direito a mais duas.

  2. Ola, trabalhava num posto de combustivel(frentista), fui demitida no mês de dezembro, tenho o dirimais duas parcelas.

  3. juliana de andrade · Editar

    eu queria saber se eu tenho direito a mais dua parcelas do seguro, eu era consultora de vendas e fui demitida em dezembro…desde ja agradeço.

  4. OLA, GOSTARIA DE SABER SER TENHO DIREITO AS DUAS PARCELAS EXTRA DO SEGURO, POIS FOI DEMETIDA NO DIA 08 DE JANEIRO E TRABALHAVA COM AGENTE DE COBRANÇA COM TELEMARKET. DESDE JA AGRADEÇO ATENÇÃO.

  5. eu gostaria de saber se tenho as 2 parcelas extras pois trabalhava numa empresa auto mobilistia e fui demitida em 07/janeiro…
    obrigada

  6. VOLNEI ADOLFO DA SILVA · Editar

    trabalhei ate FEV 2009 ,fui dispensado, trabalhava em auto peças de caminhoes, gostaria de saber se tenho direito as duas parcelas do seguro desemprego

  7. José Edemilson Maia · Editar

    Gostaria de saber fui demitido em janeiro deste ano e para pegar meu seguro tive que pagar uma eventual parcela que eu teria pegado a mais do seguro anterior mas eu não tinha conhecimento do fato e agora acabou meu seguro e eu continuo desempregado sera que posso recorer a esta parcela que eu paguei

  8. leonardo da silva junior · Editar

    fui demitido dia 06-03-2009 trabalhei 1ano e9 meses em uma empresa que fabrica pneus de carro e caminhao, foram demitidos 120 funcionarios neste dia, sera que eu vou receber dua parcela extras

  9. gostaria d saber, se tenho direito mas duas parcelas do seguro desemprego, pois fui demitido sem justa causa, reduçao de funcionario.

  10. darlan oliveira costa · Editar

    Bom dia trabalho como vendedor a 6 meses gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego?

  11. Boa noite,
    A minha dúvida é a seguinte: fui dispensada no final de março e não dei entrada no seguro desemprego. Em maio comecei a trabalhar e em julho fui dispensada de novo. Tenho direito de receber aluma parcela do seguro desemprego?

  12. estava trabalhando e fui despedido com direito a pegar 5 parcelas de seguro desemprego…Peguai apenas 2 ecomecei assinaram minha carteira de novo em outro emprego. fiquei apenas 1 semana com carteira assinada nesse novo emprego.
    Posso pegar as outras 3 parcelas do seguro?

  13. eu fui demitida no dia 04/04/2009 e trabalhava em loja fui pra rua por falta de moviumento gostaria de saber se tenho direito do seguro com 7 parcelas pois nao consegui emprego ainda me respondam por favor obrigada

  14. Antono de campos · Editar

    trabalho em uma empresa há 1 ano e 9 meses, estava no auxilio doença e logo que terminou voltei ao trabalho e fui demitido. Tenho direito ao seguro desemprego?

  15. gostaria de saber o seguinte,a carencia do seguro desemprego que é de 16 meses, é para os trabalhadores que receberam todas as parcelas do seguro desemprego anterior,ou se a pessoa por exemplo ,ganhou o direito de receber 5 parcelas,mas recebeu só tres e arrumou outro emprego aí teve automaticamente suspenso o benefício,essa pessoa trabalhando 7 meses poderá requerer o seguro desemprego que seria de tres parcelas,receber as duas restantes,e não tres,se tivesse cumprido a carencia de 16 meses?

  16. olá vou ser registrado no dia 21 de setembro e estou recebendo o seguro desemprego, gostaria de saber se ainda tenho direito a parcela referente a este mes até o dia 20 que estava desempregado?

  17. Ola trabalhei tres meses de carteira assinada,Gostaria de saber se tenho direito a seguro desemprego… Obrigada

  18. ola, boa tarde a minha duvida é que eu trabalhei 1 ano em uma empresa e pedi demissao nao dei entrada no seguro .fiquei 4 meses desempregada depois trabalhei 4 meses em outra empresa e fui demitida tenho direito ao seguro deseprego pela empresa que fiquei um ano?

  19. por causa do seguro desemprego ,estamos com as contas feita uma bola de neve,meu marido deu entrada ja fazem 90 dias e até agora nada,tivemos a informação que houve um pequeno engano,mais que será resolvido quando não sabemos,alguém pode nos ajudar,obrigaduuuuuu.

  20. Olá,
    Gostaria de saber quanto tempo tenho para dar entrada ao seguro desemprego? Se por acaso n. tenha conseguido neste determinado período o q. eu faço p/ receber meu seguro desemprego?

  21. recebi a primeira parcela do seguro no dia 3/10 mas no dia 19/10 comecei a trabalhar temporaria em uma agencia, Ainda tenho direito ao restante das parcelas

  22. Eu trabalhava em uma fabrica no interior de SP de bolsas como auxiliar de costura fui demitida em maio de 2009 gostaria de saber se tenho direito as duas parcelas extras.Obrigada.

  23. Elizangela s. de souza · Editar

    quero saber se eu pedir a conta tenho direito a seguro desemprego?
    trabalho em uma empresa ha 1ano e 6mese quantas parcelas tenho direito se eu for demitida,eu nunca recebei o seguro desemprego? meu salario é de 663 quanto eu receberia se eu fosse demitida?

  24. ja recibei duas parcelas do seguro desemprego em 2009 e tenho mais duas pra receber em 2010!vou receber com reajuste??

  25. graziela antunes · Editar

    Olá ,estou recebendo auxilio desemprego,estou na 2ºparcela,gostaria de saber se o meu auxilio valerá de acordo com o novo salário a partir de janeiro de 2010,o reajuste vale pra mim que já estou recebendo?
    Desde já muito obrigada!!!!

  26. Recebi a primeira parcela em dezembro de 2009, tenho ainda duas parcelas para receber, essas dua últimas que já serão em 2010 virão com reajuste?

  27. Carlos Henrique N.Rappaport · Editar

    Queria saber se vou receber com reajuste as parcelas do seguro desemprego,começo a receber neste mês de Janeiro R$465,00 reais?

  28. eu tenho um emprego e trabalho 85 horas por mes e ganho metade de um salario minimo eu tenho direito ao seguro desemprego???

  29. Ola,estou recebendo o seguro desemprego,estou na 1º parcela,gostaria de saber se o meu seguro desemprego vai ter reajuste de acordo ao salario minimo que sera reajustado em janeiro de 2010, esse reajuste vale pra mim tambem que ja estou recebendo?
    agradeço antecipadamente obrigado!!!

  30. Olá. Trabalhei por 5 anos em uma empresa de calçados.Fui demitida em agosto de 2009. Gostaria de saber se tenho direito as duas parcelas extras. Desde já agradeço.

  31. sandra lucia da silva · Editar

    eu trabalhei em 2008e fui demitida em 26 de setembro de 2008 e comercei a trabalhar em 1 de junho de 2009 e fui demitida em 05 de fevereiro eu gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego

  32. trabalho de carteira assinada desde 01/10/2009 e recebi o lerite do mes outubro ai outubro conta e o mes de aviso tambem? minha patroa quer me mandar embora ate que mes eu tenho que trabalhar p eu pegar o seguro de desemprego?

  33. boa tarde, gostaria de saber oque acontece quando eu não pego o seguro desemprego. Fui demitida dia 08 de fevereiro, e na mesma semana arranjei outro emprego, eles assinaram minha carteira essa semana. Devo dar entrada mesmo assim? Vi em outro site alguém que falou que mesmo sem pegar deve dar entrada no seguro desemprego. Não entendi isso.
    E se eu não pegar, perco direito? ou vai pra quando eu aposentar?

  34. Bom Dia…Fui demitida recentemente de uma empresa que trabalhei por 1ano e ainda não recebi o fgts e nem o seguro desemprego,Quero saber se caso eu for registrada como trabalhadora temporaria por 10 dias eu perco esses beneficios? Por Favor me ajudem a esclarecer essa dúvida.
    Grata.

  35. Olá
    Eu trabalhei em uma loja DURANTE 12 meses mais fui demitida,mais não recebi o seguro desemprego por causa que estava no tempo de carência de 12 meses.Mais ainda depois de 4 meses continuo desempregada,será que tenho algum direito?
    Me ajudem.

  36. edson pinheiro santos · Editar

    eu recebi a minha ultima parcela do seguro em dezembro de 2008,agora eu quero saber se eu ja tenho possibilidade de uma solicitacao do seguro
    muito obrigado…

  37. Trabalhei no ramo de vidraçaria será que teria direito a duas parcelas
    extra..do seguro desemprego muito obrigado…

  38. Luiz Fernando Souza · Editar

    Olá…

    Trabalhei numa empresa anterior até 07/2008, recebi seguro, agora trabalhei de 01/01/2010 e vou até 01/06/2010.

    Eu tenho direito ao seguro, de acordo com a somatoria de 36 meses trabalhados ?, ou teria que além disso, ter trabalhado seis meses nessa empresa atual.

    desde já obrigado !
    Até !!!

  39. Gostaria de saber se empregada doméstica tem direito a seguro desemprego(ela tem carteira assinada)

  40. Estou saindo de uma empresa com chance de engressar em outra, se der entrada nas folhas do SD e for contratado alguns dias depois sem receber nenhuma parcela eu perco o direito de recebelo pela nova empresa no caso de nova demissao?

  41. Estou desempregada a mais de 120 dias e vou ser registrada logo, a Caixa E.F me informou que o meu seguro-desemprego não será cortado.Tenho mesmo direito à receber as duas parcelas restantes?

  42. NEWTON JOSÉTEIXEIRA · Editar

    RECEBÍ O SEGURO DESEMPREGO POR 2 MESES E ESTIVE AFASTADO PELO INSS POR 5 MESES, PERGUNTO SE É AUTOMÁTICO O PAGAMENTO DO RESTANTE DO REFERIDO SEGURO DESEMPREGO. OBRIGADO

  43. Olá! Gostaria de saber quanto tempo depois de receber o seguro desemprego, a pessoa tem direito novamente.

  44. Olá, a pessoa que possui dois empregos, é demitida de um sem justa causa pode solicitar seguro desemprego mesmo estando liga a outra empresa onde percebe menos da metade do salario minimo?

  45. @genecir sandre
    trabalhei dois anos e meio de domestico so que so tenho treze meses de deposito de fundo de garantia quero saber se tenho direito em o seguro desemprego tenho fgts de outras empresas que nao resgatei porque pedi a conta este entra nos outros trezes meses ?

  46. fiquei registrada em uma empresa por 2 anos.
    mas desses dois anos um ano fiaquei afastada por auxilio doença.
    voltei e trabalhei por mais dois mêses,eu gostaria de saber se posso receber o seguro desemprego?
    obrigado

  47. Se eu trabalho numa empresa há 3 anos e peço demissão para trabalhar em outra e passo a trabalhar por 2 meses nessa outra empresa e se sou demitido, tenho direito ao seguro desemprego ????

  48. peguei seguro até junho de 2010, estou em um novo emprego a dois meses, se for demitido daqui quatro meses, tenho direito ao seguro desemprego?