Chega de fila! INSS agora concede aposentadoria e salário-maternidade em até 30 minutos



  

A Previdência Social informou que pedidos de aposentadoria e salário-maternidade deverão ser concedidos em até 30 minutos.

Isto se deve graças ao cadastro informatizado dos trabalhadores, que terão seus direitos reconhecidos automaticamente, a partir ampliação da base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). É ela que possui todos os comprovantes para conceder a aposentadoria ao trabalhador.  





Antes, o trabalhador precisava apresentar uma série de documentos que comprovavam o seu tempo de serviço, e o processo não durava menos do que um ano para ser apurado. Hoje, o trabalhador já pode conseguir seus direitos apresentando apenas  a carteira de identidade.

 O trabalhador deverá agendar antecipadamanete seu atendimento em qualquer posto do INSS, através do telefone 135 ou via internet no site www.previdencia.gov.br e, segundo José Pimentel, ministro da Previdência, não haverá riscos de congestionamento nos agendamentos.

Leia também:  Reforma Previdenciária - Informações


13 comentários em “Chega de fila! INSS agora concede aposentadoria e salário-maternidade em até 30 minutos

  1. A aposentadoria é consedida a trabalhadores que possuem idade acima de 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres),para isso precisa comprovar 180 contribuições mensais.
    Para se aposentar por tempo de contribuição, o trabalhador homem deve comprovar, pelo menos, 35 anos de contribuição e mulheres 30 anos.

    Você pode fazer uma simulação da contagem do seu tempo de contribuição e verificar se já pode se aposentar ou não, para isso acesse http://www40.dataprev.gov.br/cgi-bin/fccgi.exe?w3exec=Identificacao.

    Espero ter ajudado!

  2. Ana Lúcia Faléco Rodrigues · Editar

    Gostaria de obter o meu tempo de contribuição e o tempo que falta para minha aposentadoria. Trabalhei no comércio com CLT, depois como professora do estado(ACT) e atualmente sou professora do municipio em regime de CLT.
    Desde já meus agradecimentos…
    Ana Lúcia

  3. Anastacio arruda vasconcelos · Editar

    Gostaria de saber o meu tempo de contribuição para o INSS,de carteira e de autonomo.

    agradeço a atenção.

  4. Antonio Simplício Vinente de Matos · Editar

    Prezados senhores,

    Eu gostaria de saber com quem entrar em contato para reecber o comprovante de salários para efeito de declaração de imposto de renda.
    E também qual é o último dia para entregar a declaração do imposto de renda.
    Muito obrigado. Antonio Majtos

  5. Maria Odete da Silva · Editar

    Goostaria de saber como faço para entrar com meu pedido de aposentadoria. pois tenho 60 anos e quinze anos pago, eu ligo para o numero 135 e não consigo,sempre repete a mesmas coisas.Agradeço e espero resposta. ass:Maria Odete da Silva

  6. maria selma bandeira de negreiros · Editar

    Meu irmão completou 64 anos em outubro de 2011. Sempre teve problema de alcoolismo e consequentemente adquiriu um ccâncer na orofaringe e foi operado. Hoje vive em observação. Gostaria de saber o que faço para conseguir o benefício pra ele pois nunca teve um vínculo empregatício. Se teve foi há muitos anos atrás e por pouco tempo.
    Obrigada!