Atualizações anteriores



PIS/Pasep – Saque do benefício disponível até 30 de junho


Uma notícia que pode interessar a muitos trabalhadores é que o abono salarial do PIS-Pasep está disponível para saque em todo o Brasil até o dia 30 de junho. Até o momento, muita gente ainda não foi sacar o saldo a que tem direito.

Terão direito ao benefício todos aqueles que em 2009 trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias e que já estão inscritos no PIS (Programa de Integração Social) ou no Pasep (Programa de Patrimônio do Servidor Público) há cinco anos.

Nessa categoria existem hoje no Brasil, cerca de 18,5 milhões de trabalhadores, segundo os dados do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), perfazendo um total de R$ 9,642 bilhões que poderão movimentar a economia nos próximos dias. O benefício pode variar de um a no máximo dois salários mínimos.

O saque do PIS poderá ser realizado nas agências da Caixa Econômica Federal ou nas lotéricas de todo o Brasil (para aqueles que possuem o Cartão do Cidadão e senha) ou no Banco do Brasil (Pasep).

Por Alberto Vicente



Novo Ponto Eletrônico será fiscalizado pelo MTE


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começa a fiscalizar no próximo mês as empresas quanto à utilização do novo ponto eletrônico em todo o Brasil.

As empresas com mais de dez funcionários devem controlar a jornada de trabalho de seus funcionários através da máquina eletrônica. As empresas que forem fiscalizadas terão de 30 a 90 dias para instalar o ponto caso não tenha ainda se adaptado à nova norma.

Quem não se adaptar, no entanto, receberá uma notificação oficial. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a fiscalização terá início no dia 2 de agosto em todo o país.

Outras informações no site: www.mte.gov.br .

Por Luana Neves