Atualizações anteriores



Lei da Entrega com Hora Marcada não é cumprida por Lojistas


A lei que determina às lojas entregarem produtos aos clientes com data e hora marcada entrou em vigor há poucas semanas. Porém, o consumidor ainda defronta-se com inúmeros atrasos, estendidos, em alguns casos, em 24 horas ou mais. De acordo com reportagem veiculada pelo Jornal da Tarde, poucas lojas visitadas conseguem cumprir a meta.

A Lei Estadual 13.747/09, em funcionamento desde 7 de outubro deste ano, prevê que os prestadores de serviços e estabelecimentos proporcionem a seus clientes a possibilidade de efetuar o agendamento de entrega em data e turno demarcados. Caso não haja cumprimento, a multa pode variar de R$ 212,81 a R$ 3,192 milhões.

Como era de se esperar, desculpas não faltam. Algumas grandes lojas alegam que a logística no processo foi a culpada. Para Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as iniciais dificuldades adaptativas são relevantes, pois quando a lei foi criada, mal se buscou a opinião do varejo e se levou em consideração as dificuldades no trânsito.

Por Luiz Felipe T. Erdei