Atualizações anteriores



Crise nos EUA, Japão e Europa pode ser a pior desde a Segunda Guerra Mundial


Se você está cansado dos salários baixos pagos no Brasil e está querendo se mudar para o exterior para tentar uma vida melhor lá fora, pense novamente.

Infelizmente, o mundo já não é mais o mesmo. O desemprego está em alta nos EUA, Japão e Europa, países que, em conjunto, representam mais de 80% da riqueza gerada no mundo. A retração é, talvez, a mais forte desde a Segunda Guerra Mundial. Felizmente, nosso país, embora tenha sido atingido pela crise, está a salvo do pior, por enquanto.

Um termômetro da crise são as notícias que temos visto, como Japão vive pior crise econômica desde a 2ª Guerra Mundial (Invertia)Europa tem pior recessão em 50 anos (Estadão)PIB americano registra maior queda em 27 anos (Veja).

A queda mais dramática foi mesmo a do Japão, com uma incrível retração de 12,7% na atividade econômica. O paraíso dos dekasseguis e arubaitos virou um inferno com a queda brutal nas exportações daquele país.

Portanto, a menos que você tenha um emprego certo, um local definido para ir trabalhar, o melhor, neste momento, é deixar a tormenta passar. Ir para algum desses países agora é um risco enorme de perder as economias e ficar desempregado. Principalmente no Japão.