Atualizações anteriores



Quantidade de cheques sem fundos aumentou em janeiro


De acordo com o Serasa a quantidade de cheques sem fundos aumentaram em janeiro. O estado que liderou o ranking foi o Amapá com 15,27% das devoluções. Depois, foi o estado de Roraima com 13,57% seguido por Sergipe com 10,39%. Esses dados foram divulgados pelo Serasa Experian. Os estados brasileiros que tiveram menos volume de cheques devolvidos foram São Paulo com 0,88% e Rio de Janeiro com 1,60%. Ambos, que estão localizados na região sudeste, foram os únicos com volume abaixo da média nacional.

Além disso, de acordo com o indicador Serasa Experian de cheques sem fundos o percentual aumentou: em janeiro os cheques devolvidos pela segunda vez devido à insuficiência de fundos aumentaram para 2,06%. Em dezembro, este valor correspondia a 1,94%. Por que este aumento? Segundo os economistas do Serasa isso aconteceu pela influência dos compromissos financeiros assumidos no início do ano, e, também, pelo aumento de preços e tarifas. Além disso, esses gastos afetaram os bolsos e, assim, aumentou a elevação dos cheques sem fundos.

Que tal algumas dicas para economizar o seu dinheiro?

Anote todos os gatos, ou seja, faça uma planilha orçamentária com todas as suas despesas. Além disso, escreva os gastos de todas as compras, independente do valor. Se você comprar uma televisão ou um chocolate, anote. Assim, você vai perceber que as pequenas compras também influenciam no seu bolso e vai ver em que está gastando mais e precisa economizar.

Outra dica é estabelecer metas para os seus gastos, assim, coloque na planilha o % da renda destinado aos gastos essenciais (moradia, alimentação, transporte, educação, entre outros). % da renda para as suas prioridades financeiras como, por exemplo, as dívidas. Coloque o % para o seu estilo de vida e atividades que gosta como lazer, beleza, entre outros. No momento de organizar as suas finanças, priorize os gastos com as dívidas para quita-las logo.

Por Babi

Cheques