Atualizações anteriores



APAS – IPS apresentou alta em dezembro de 2011


O IPS (Índice de Preços dos Supermercados) que é calculado pela APAS/FIPE, apresentou elevação de 1,34% em dezembro. O aumento já era previsto, tendo em conta que a demanda nos supermercados aumenta em razão das comemorações de final de ano.

As categorias que mais influenciaram a elevação dos preços foram as bebidas alcoólicas (11,81%), depois as bebidas não-alcoólicas (9,45%) e em terceiro, os produtos industrializados (6,39%).

Em dezembro, as carnes, cereais e leite tiveram elevação de 2,43% devido ao aumento no preço destes semielaborados.

Já, os preços dos produtos hortifrutigranjeiros apresentaram aumento de 1,06%. Vale destacar principalmente a elevação nos preços de verduras (2,42%), tubérculos (1,58%) e frutas (1,07%).

Os produtos de limpeza subiram 1,15%, impactados pelo aumento no valor do sabão em barra (2,15%), do sabão em pó (0,91%) e detergente (1,33%).

Segundo a APAS, em relação a 2010, os preços apresentaram desaceleração, mas a inflação registrou alta de 5,02%. Para este ano, a previsão é manter o mesmo ritmo, principalmente em relação às bebidas. Itens de alimentos poderão apresentar desaceleração, mas em escala menor.

O Índice de Preços dos Supermercados tem como principal meta acompanhar as variações dos preços praticados no setor ao longo dos anos. 

Por Natali Alencar