Atualizações anteriores



Abras – Índice Nacional de Vendas sobe para 13,6% em Abril


O setor supermercadista conquistou expressivos números ao final de 2010 com as festas de Natal e virada de ano, e também durante a última Páscoa. E se passado é passado, que tal observar os dados mais recentes divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras)?

De acordo com o Índice Nacional de Vendas, as vendas reais do segmento avançaram 13,60% no mês de abril em comparação ao período igual de um ano atrás. No comparativo mensal, ou seja, contra março de 2011, o índice alcançado foi de 7,17%.

A Abras assinala que em valores nominais o indicador apresentou expressivo avanço de 21% em abril ante mês similar de 2010 e incremento de 8% sobre março de 2011. No acumulado nominal, ou seja, durante os quatro primeiros meses, a taxa atinge índice de 12,08% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado.

Possivelmente, o segmento não sentirá com gravidade as medidas adotadas pelo Banco Central (BC) desde o final de 2010, pois os consumidores, mesmo optando por produtos mais baratos e diminuindo o consumo, sempre percorrem gôndolas em busca de mercadorias para abastecer o lar.

Por Luiz Felipe T. Erdei