Atualizações anteriores



Hora Extra na Indústria – Redução em Setembro de 2012


Em setembro desse ano observou-se o recuo do pagamento de horas extras aos trabalhadores da indústria. Isso significa que a ligeira melhora do setor no mês ainda não se refletiu com o aquecimento do mercado de trabalho industrial. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma queda de cerca de 0,6% nas horas pagas aos trabalhadores em setembro. No mesmo mês, a produção industrial recuou 1,0%. As declarações foram dadas por André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Para André, o mercado de trabalho na indústria demonstra um comportamento majoritariamente negativo. Inversamente a tendência dos dados sobre o ritmo de produção. Macedo explica que a quantidade de horas de trabalho pagas vem oscilando muito nos últimos meses e acompanhando de perto a oscilação na fabricação de bens.

Segundo ele, a redução de 0,6% na quantidade de horas de trabalho pagas, acompanha a redução de 1,0% da produção industrial no período. Ele informa também que as contratações oscilam em correspondência com a produção de maneira mais lenta. Assim, a transferência do dinamismo industrial para as contratações é mais demorada do que no volume de horas de trabalho pagas.

Ele informou ainda haver uma redução na ordem de 2,1% na folha de pagamento em taxas reais no setor da indústria em setembro.

Fonte: R7

Por Matheus Camargo