Atualizações anteriores



Google Doodle Peter Carl Fabergé – Homenagem ao joalheiro russo


Peter Carl Fabergé

O Google está homenageando nesta quarta-feira (30), através do seu famoso Doodle, o 166° aniversário de nascimento de Peter Carl Fabergé, joalheiro russo.

Ele nasceu em 1846 com o nome de batismo de Karl Gustavovich Fabergé. A grande especialização deste joalheiro foi na confecção de obras e arranjos. Porém, a sua carreira foi muito reconhecida como os seus Ovos de Páscoa ou Ovos Fabergé.

As peças eram produzidas por uma combinação de esmalte, metais e algumas pedras preciosas. Os ovos traziam em seu interior surpresas e miniaturas. A ideia dos ovos começou com uma encomenda da família imperial russa para que as peças fossem oferecidas como presente na época da Páscoa.

O primeiro pedido foi feito pelo Czar Alexandre III em 1885. O seu objetivo era de presentear sua mulher Maria Feodorovna com o Ovo Fabergé, o qual era envolto de muitas joias. Durante todo o reinado de Alexandre III, Fabergé produziu seus elegantes Ovos de Páscoa em todos os anos.

A tradição durou até a Revolução de Outubro em 1917 quando a Rússia passou da monarquia para o governo comunista. Depois disso, Fabergé se exilou na Suíça, onde sofreu de depressão e acabou morrendo lá em 24 de setembro de 1920.

Fabergé produziu no tal de 50 Ovos de Páscoa.

Doodle em homenagem a Fabergé –

Quando acessamos a página inicial do Google, vemos o logotipo da empresa “escondido” no interior dos Ovos Fabergé. Somente as letras “G” e “E” aparecem nos ovos que estão abertos. Foi uma bela homenagem, simples mas bem bonita que mostra a elegância dos trabalhoes de Fabergé.

Doodle
Ovos Fabergé


Google celebra aniversário de Keith Haring no Doodle – Video


Hoje (4) encontramos na página inicial do Google, mais uma homenagem em seu famoso Doodle. A celebração agora é frente ao 54° aniversário de nascimento de Keith Haring.

Ele nasceu no dia 4 de maio de 1958, na cidade de Nova York. Haring ficou conhecido como um competente artista gráfico, além de atuar como ativista em solo americano. Em suas obras conseguimos encontrar grande parte da cultura de Nova York dos anos 80.

Seu interesse pelas artes plásticas veio desde cedo. De 1976 a 1978, Keith estudou design gráfico em Pittsburgh. Momentos antes de finalizar o seu curso, ele se mudou para NY, onde seu trabalho sofreu forte influencia dos graffitis. Depois disso, ele fez inscrição na School os Visual Arts.

Haring era homossexual assumido, e isso refletia em muitas de suas obras, com temas homo-eróticos. Ele também apoiava abertamente a prostituição, sendo que em seus trabalhos, em vários deles, encontramos imagens bem eróticas.

Em boa parte de sua carreira, Keith Haring se dedicava a trabalhos públicos, por muitas vezes carregados com temas sociais. Em 1988, o artista recebeu a notícia que estava com Aids. Já em 1989, Haring criou um órgão para ajudar instituições que auxiliavam pessoas com o vírus HIV, o Keith Haring Foundation.

Ele veio a falecer no dia 16 de fevereiro de 1990, aos 31 anos. Hoje encontramos suas obras espalhadas por diversos museus no mundo.

Doodle

Quando acessamos a página inicial do Google, encontramos a logotipo da empresa nas cores azul, vermelha, amarela e verde. As letras formas pessoas que parecem dançar e celebrar algo, talvez o aniversário de Keith?

Quando percebemos que aquele salário do mês já está no vermelho, nada melhor que algo vivo e alegre para animar um pouco mais até a chegada do próximo “dia de pagamento”! Alegria encontramos de sobra nas obras de Haring.

Pois bem, cada letra parece nos remeter a algum sentimento. O último “E”, por exemplo, parece uma pessoa que acaba de descobrir o amor, sempre representado nas obras de Haring.

Confira a homenagem –

Veja o vídeo com algumas obras de Keith Haring –



Google Doodle homenageia Gideon Sundbäck – Inventor do zíper


Nesta terça, dia 24 de abril, o Google está apresentando uma homenagem para Gideon Sundback, engenheiro e inventor sueco nascido no dia 24 de abril de 1880.

Quando você acessa a página inicial da gigante de buscas, você encontra no Doodle um imenso zíper cortando ao meio a logomarca do Google. Quando o internauta o abre, encontra vários sites com informações sobre Sundback.

Gideon é original da Suécia, mas foi nos Estados Unidos que desenvolveu o fecho com dentes, e patenteou sua invenção em 1917. Este é o Doodle mais divertido, desde a homenagem para Freddie Mercury do Queen e do famoso jogo Pacman.

Já foram mais de mil Doodles criados pelo Google, sempre fazendo referência a personalidades, cidades, fatos históricos, entre outros. O primeiro deles foi divulgado em 1998.

Confira o Doodle em homenagem a Gideon Sundback –