Atualizações anteriores



Importação de gasolina teve alta em janeiro de 2012


A nossa maior produtora petroleira, Petrobras, registrou um aumento de 36% nas importações de gasolina no mês de Janeiro. Foram estimados valores na importação de gasolina deste ano em níveis semelhantes ao ano de 2011, quando chegaram a somar uma quantidade de 45 mil barris/dia. A nova presidente da estatal não forneceu nenhuma quantidade absoluta, nem das importações de janeiro, muito menos das de dezembro do ano passado, onde conseguimos o recorde de importações no volume de 100 mil barris.

A Petrobras pecou ano passado com relação às compras externas de combustíveis, o que pesou e muitos nos resultados da empresa em anos posteriores. Os lucros ficaram comprometidos e as ações na bolsa começaram a registrar leves quedas, construindo um cenário de balança comercial desfavorável.

As importações de gasolina só começaram a acelerar quando, após uma forte redução de safra de cana-de-açúcar no centro-sul do país, onde se produz quase a maior porcentagem de etanol do Brasil, muitos motoristas deixaram de usar o álcool por causa dos preços que acabaram se tornando pouco competitivos frente à gasolina, cujo valor pode e é controlado pela Petrobras.

Por Jéssica Monteiro

Fonte: G1