Atualizações anteriores



Serasa Experian – Fraudes que atingem Consumidores – 2010


Entidades e empresas de vários segmentos tentam, dia após dia, emplacar novas tecnologias para oferecer maior comodidade aos seus clientes. A internet, por exemplo, não era bem vista há poucos anos como meio confiável de compra; hoje, a plataforma já é amplamente utilizada por grande número de pessoas devido a inúmeras melhorias.

Ainda existem, de fato, problemas nos mais diversificados sistemas. Levantamento recente feito pela Serasa Experian indica que as fraudes abarcando consumidores chegaram a R$ 5,8 bilhões até o mês passado – não estritamente à internet. Segundo a Band Online, o golpe mais observado é aquele em que uma terceira pessoa obtém crédito por meio de identidade falsa ou dados extraviados do cliente verdadeiro.

O estudo indica que o mês de maio deste ano foi aquele em que houve o maior volume de dinheiro corrompido com fraudes (R$ 662,5 milhões) devido ao Dia das Mães, uma vez que a data impulsiona grande aquisição de produtos, situação facilitadora para esse tipo de prática.

Quando há problemas envolvendo documentos perdidos, tais como CPF, RG, cheques e Carteira de Trabalho, a pessoa deve informar a Serasa Experian o extravio, pois não basta apenas registrar Boletim de Ocorrências.

Por Luiz Felipe T. Erdei