Atualizações anteriores



Política Internacional – FHC concorda com Lula sobre Irã


As relações internacionais do Brasil têm provocado opiniões incongruentes entre os políticos nacionais e estrangeiros. O caso mais próximo,  foi o posicionamento de Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente a Recep Tayyip Erdogan, primeiro-ministro turco, sobre a questão nuclear iraniana.

Outra situação que tem embaraçado algumas partes, na atualidade, é Lula ter defendido e proposto asilo político – negado pelo Irã – a Sakineh Mohamadi Ashtiani, iraniana execrada à morte por apedrejamento – cancelada e em análise de nova pena: por enforcamento – devido a adultério e presumida implicação no óbito de seu marido.

Como tem exercido seu poder participativo nas últimas semanas por meio de entrevistas sobre as eleições e seu ex-mandato, Fernando Henrique Cardoso decidiu emitir opinião sobre a condenação à iraniana. Segundo ele em reportagem propagada pela Folha UOL, o Brasil deve sim, manter relações adequadas com o país persa mesmo após a recusa do governo local, sem no entanto, suscitar ações de caráter negativo à nação brasileira.

O Brasil precisa agir com mais alteridade na esfera internacional. Costumes são costumes, mesmo que sejam de repudio a outros países. Em algumas pátrias, por exemplo, animais como vaca são sagrados – quem além de vegetarianos, aqui, recusa um bom churrasco?

Por Luiz Felipe T. Erdei