Atualizações anteriores



Crise de Dubai não deve afetar Brasil segundo Henrique Meirelles


O confiante presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, assegurou em seu discurso que os bancos brasileiros não estão expostos ao efeito Dubai World, conglomerado que em 25 de novembro solicitou uma suspensão por seis meses no pagamento de sua dívida estimada em US$ 60 bilhões.

Para Meirelles, as instituições do Brasil não possuem qualquer vínculo com esse grupo, pois no cenário brasileiro há regulação prudencial. Portanto, não teme o atual momento, porque, ressalta, a nação está preparada para enfrentar oscilações na economia mundial com base na superação obtida durante a crise financeira.

Meirelles garantiu que autoridades monetárias e regulatórias de outros países já emitiram sinais de que o acontecido em Dubai não deve suscitar grandes agitações no sistema de finanças dos países centrais. Mesmo assim, ainda para o Brasil, garante existir inúmeras medidas prontas para enfrentar qualquer crise.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Imposto de Renda: Dicas para não cometer nenhum erro na hora de declarar o seu IR


Todo o ano é a mesma coisa, mas existem pessoas que sempre cometem o mesmo erro na hora de declarar o Imposto de Renda.

Portanto, é bom você ficar de olho nestas dicas para não  se deseperar na hora de declarar:

  • Os comprovantes de movimentação finaceira devem ser guardados por todo o exercício financeiro;
  • Guarde bem da declaração fornecida pelo banco sobre a sua movimentação financeira, ela será útil na hora de declarar;
  • Declare todas as transações financeiras que efetuar, informe todos os valores pagos e recebidos e guarde os comprovantes;
  • Ao calcular, observe as novas alíquotas para 2009 (7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%);
  • Evite deixar para última hora, quando você declara com antecedência e calma, corre menos risco de cometer pequenos enganos e cair na malha fina, além disso, quanto antes você declarar, mais cedo será restituído. 

Confira abaixo as novas regras para o Imposto de Renda que passam a valer neste ano:



Como se livrar de dívidas? Você quer limpar o seu nome na praça?


Você tem dívidas? Pois chegou a hora de aniquilá-las. Este é o momento de colocar a cabeça no travesseiro e dormir mais sossegadamente.

Para começar, faça uma lista contendo todas as dívidas que você tem em atraso. Após esse passo, escolha a dívida mais antiga e tente negociar o pagamento, uma vez que nesse caso é uma situação em que você está há mais tempo inadimplente e você pode obter descontos maiores com relação aos juros ou ganhar no prazo.

Uma dica básica para não entrar em dívidas é: NUNCA atrase pagamento de cartão de crédito, luz, celular, etc.

Está devendo? Corte gastos!