Atualizações anteriores



Taxa de inadimplência apresenta queda de 5,88% entre setembro e agosto de 2009


Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que a taxa de inadimplência de setembro para agosto apresentou queda de 5,88%. Essa informação tem por base o número de registros incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito.

Ainda de acordo com o órgão, o acumulado no ano apresentou taxa de inadimplência em uma variação negativa de 12,01%. Em relação a setembro do ano passado, houve derrocada de 3,85% na taxa.

Para Roberto Alfeu Pena Gomes, presidente do SPC Brasil, esses números favoráveis devem-se ao crescimento da renda real do trabalhador, à oferta de empregos e por último e não menos importante, taxas de juros reduzidas. Segundo ele, os dados indicam que o comércio está aquecido. E que venha o Natal!

Por Luiz Felipe T. Erdei



Cadastro Positivo: você é bom pagador? Então poderá pagar menos juros!


Você é bom pagador? Então você poderá em breve solicitar que seu nome seja incluído no Cadastro Positivo.

Trata-se de uma lista de cidadãos que pagam suas contas com destreza, e que não são devedores usuais. Se de um lado existem sistemas de proteção ao crédito (SPC, Serasa, etc.), de outro, a Câmara dos Deputados está se movimentando para que se crie o sistema de Cadastro Positivo (CP), ou o Cadastro de Bons Pagadores (CBP).

Tendo em vista que normalmente os inadimplentes que tornam os juros elevados (devido ao risco), é justo que os que pagam as contas em dia possua algum tipo de benefício.

O projeto não prevê fiscalização específica, e dessa forma, é necessário que o próprio consumidor se manifeste para que seja incluído no cadastro dos “bons pagadores”.