Atualizações anteriores



Procon (SP) – Diferença de preços entre artigos de beleza pode ultrapassar 148%


O tema mais comentado desta semana é, seguramente, compras para o Dia das Mães. A poucas horas da comemoração, muitas pessoas ainda percorrem shoppings e comércios de rua na intenção de adquirir um presente de última hora, independente do valor a ser pago, ou melhor, sem a devida comparação de preços.

O 5º dia útil de maio, pelo calendário nesta sexta-feira, deve estimular a ida de pessoas aos shoppings, favorecendo inclusive o setor de serviços – lanchonetes, cinemas e afins. Para salientar ao consumidor os preços de artigos de beleza, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) realizou uma pesquisa ainda no mês passado.

Utilizando como base de estudo depiladores, pranchas para cabelos e secadores, a fundação percorreu grandes lojas para tecer o necessário comparativo de preços. Uma prancha bivolt com temperatura máxima de até 210º foi encontrada por R$ 79,99 em um dos estabelecimentos físicos sondados, mas em outro o preço voou para R$ 199,00. Em percentuais, diferença de 148,78%.

Por essas e outras diferenças é que os consumidores precisam se atentar e não deixar para comprar presentes de última hora. De real em real é possível economizar o suficiente para até adquirir outros bens para si ou à família.

Por Luiz Felipe T. Erdei