Pagamento do Abono Salarial PIS PASEP para Nascidos em Setembro



  

Pagamento do Abono do PIS PASEP 2016/2017 para pessoas nascidas em setembro teve início em setembro de 2016.

Começou no dia 15 de setembro o Pagamento do PIS/Pasep do ano base 2016/2017 para as pessoas nascidas no mês de setembro.

Quem tiver direito ao saque do abono salarial PIS/Pasep poderá se dirigir à uma agência da Caixa Econômica, Banco do Brasil ou uma das centenas de Casas Lotéricas espalhadas pelo país. Segundo o Ministério do Trabalho, já é possível receber o benefício em conta corrente, caso o trabalhador esteja com seu cadastro organizado.

O novo calendário ano-base 2015 estará disponibilizando um total de R$ 14,8 bilhões. O governo federal fará o possível para garantir que todos os trabalhadores recebam o benefício de preferência no mês indicado para o pagamento, informou o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Leia também:  Dieese divulga Novo Valor do Salário Mínimo Ideal no Brasil

Segundo o Ministro, o PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor) são abonos que o trabalhador tem direito a receber e cerca de 22,3 milhões de pessoas deverão fazer o saque dentro do novo calendário.

O abono ficara disponível para saque até 30 de junho de 2017, prazo final para o recebimento. As pessoas nascidas entre os meses de julho a dezembro poderão sacar o PIS/Pasep ainda este ano. E para o primeiro trimestre de 2017, receberão os nascidos entre janeiro e junho.





O abono salarial é regido pelas novas regras definidas por lei. O cálculo é feito proporcionalmente com base nos meses trabalhados em 2015. Para quem trabalhou somente um mês, receberá valor igual a 1/12 do salário mínimo e assim por diante. Para casos de trabalhos executados por 15 dias ou mais, serão contados como o mês integral, alertou o Ministro.

Leia também:  Como sacar o FGTS e o abono salarial durante a greve dos bancários

Poderão fazer saque do abono salarial quem trabalhou de carteira assinada recebendo remuneração por, pelo menos 30 dias em 2015 e ganhou uma média de dois salários mínimos por mês. Vale lembrar que só receberão os que tiverem seus nomes devidamente informados na RAIS (Relação Anual de Informação Social).

São 990 mil trabalhadores do ano-base 2014/2015, que ainda podem sacar seus abonos salariais, sendo assim o governo prorrogou o prazo final para 30 de dezembro de 2016. No site do Ministério do Trabalho pode-se consultar o calendário do PIS/Pasep.

Por Ruth Galvão