Reajuste correto do FGTS é um direito do brasileiro

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (3 votos, média: 6,67 de 10)

     





Todos os cidadãos brasileiros que tenham contribuído com o FGTS desde o ano de 1999 têm o direito dado por lei trabalhista ao reajuste do percentual do FGTS. Para entender, o cálculo feito era de uma taxa sobre o depósito feito no mês vigente e de uma taxa de 3% a 6% ao ano.

Para contabilizar este reajuste do FGTS, o governo utilizava o reajuste dado pela TR (Taxa Referencial), baseada em índices errôneos, com isto, causando aos trabalhadores uma defasagem que pode chegar até a 88% do valor exato. A TR não acompanhava ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), indicador que acompanha a variação da inflação sobre os preços médios dos produtos e serviços, causando com esse erro, a correção inexata dos valores.

Para todos aqueles que tenham ou tiveram saldo no FGTS nos últimos 14 anos, deve procurar por um advogado trabalhista, movendo uma ação individual ou sindicato da categoria, no caso, para aproveitar ações coletivas, pois, para reaver a diferença no saldo, o trabalhador precisará mover ação contra a Caixa Econômica Federal, a entidade gestora do FGTS.

Ao solicitar os seus direitos é necessário que disponibilize os seguintes documentos: Extrato do FGTS desde 1999 ou conforme o período, tal documento pode ser recolhido junto a qualquer agência da Caixa Econômica, cópia do RG e CPF, comprovante de endereço, cópia da CTPS e PIS/PASEP e para os aposentados, apresentar cópia da carta de Concessão do Benefício.

Em relação a receber de imediato ou não os valores correspondentes, serão estabelecidos de acordo com a Justiça Federal, pois o FGTS possui regras específicas para os saques e, de qualquer maneira, a diferença pode ser reajustada ao saldo existente em conta e utilizada para outros benefícios, tais como a aquisição do financiamento da Casa Própria.

Para os trabalhadores que já tiveram o resgate do FGTS, devido a demissões sem justa causa ou aposentadoria, verifique a melhor forma de entrar com a ação junto ao seu advogado.

Por Claudemir Pereira

Fiat 500 4 doors(58) Reajuste correto do FGTS é um direito do brasileiro

Foto: divulgação

perfil Reajuste correto do FGTS é um direito do brasileiro


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Brasileiro sempre sendo enganado!!! Aff.. :(

  2. Não podemos esperar até que o STF se pronuncie, temos que pressionar para fazer valer o direito dos trabalhadores.
    Acreditando nisso estou disponibilizando aos colegas:
    Inicial FGTS, Tabela Excel (aprovada pela justiça Federal), impugnação e contestação da caixa, decisão do STF,STJ, Recurso Inominado e demais documentos. Se quiser envie me um email rivaldo_ribeiro@hotmail.com
    Dr Rivaldo Ribeiro

  3. Boa tarde, Caros Advogados Não podemos esperar até que o STF se pronuncie, temos que pressionar para fazer valer o direito dos trabalhadores. Acreditando nisso estou disponibilizando aos colegas: Inicial FGTS 35 laudas, Tabela Excel ( aprovada pela justiça federal), contestação da caixa, impugnação , decisão do STF, STJ, recurso Inominado e demais documentos.
    Peça pelo email rivaldo_ribeiro@hotmail.com
    Dr Rivaldo Ribeiro

  4. sera que o governo vai pagar mesmo… quero vê

  5. quero ver se realmente esta questão vai valer apena e se nós brasileiros vamos mesmo resseber esse direito.

  6. e o brasil vc esperava outra coisa, e so pra cima do trabalhador do pai de familia,do q e realmente honesto.

  7. sera que vai ser pago mesmo, ou o governo vai embolsar novamente.

  8. ISSO NÃO ERA PRA AGENTE NEM PAGAR ADVOGADO CARA…..É OBRIGATORIEDADE DELES DEPOSITAREM CADA UM NO DIA SACAR SUA DIFERENÇA…..PORQUE SE FOSSE AO CONTRARIO EU APOSTO ….QUE NA HORA DE SACAR + TARDE ELES IRIAM DESCONTAR…NO PIS EU NO PROPRIO FGTS O.ISSO É COISA DE BRASILLLLLLLLLLL MESMO É UM ABSURDO….

  9. Correção do FGTS?….
    Quando se trata de criar e cobrar imposto o Governo é mestre em meter a mão no bolso do povo. Agora dar retorno com a prestação de serviços publicos "com a minima qualidade", nisto o governo é péssimo. E o povo em parte tem sua culpa que vota e mantem esta geriatria no poder…não há o politico novo…e quando há pertence a casta destas familias feudais do poder ou já nascem com o espirito do surupiamento na mão e a boca "esta" serve para promessas. É hoje mais vale ficar catando latinha e papelão…ganhando bolsa familia, bolsa educação, bolsa daqui bolsa dali, comer em restaurante popular….do que passar longos 35 anos contribuindo para receber uma mereca em troca…..afinal quando se fica doente estaremos de qualquer maneira no corredor do P.A.

  10. Brasil um pais LIXO…

  11. ate ter direito a gente tem que paga por ? como paga se ainda nao temos o dinheiro do direito?

  12. ” Todos os cidadãos brasileiros que tenham contribuído com o FGTS desde o ano de 1999 têm o direito dado por lei trabalhista ao reajuste do percentual do FGTS. ” Bem se é direito do trabalhador, ” porque temos que procurar por advogados” ? Se é pague e pronto .

  13. ESTOU ANSIOSO PARA VER QUANTO VOU RECEBER DO GOVERNO FEDERAL. TENHO VINTE E TRÊS ANOS DE CARTEIRA ASSINADA

  14. Eu gostaria que me enviasse, pois temos muitos clientes…….

    Muito Obrigada.

  15. Não quer perder tempo hen!!!!

  16. nossa só brasil mesmo……. quanto isso vai custa para o povo???
    ja ñ basta o inss q vai reembolsa o povo pois os calculos estavam errados para qm recebeu beneficio em 2008 só vao pagar em 2021 é um absurdo

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)