Benefícios do INSS – Período de Carência



     

A Carência do Benefício do INSS é o período que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais que o segurado precisa comprovar para ter direito ao benefício previdenciário. O período de carência varia de acordo com o benefício. Confira:

inss



40 comentários em “Benefícios do INSS – Período de Carência

  1. Uma pessoa que passa a receber seu beneficio em setembro,(auxilio doença), ele recebe normal seu 13 salario, no fim do ano? ou sofre variações?
    Quanto se desconta do salario?

  2. sandra luisa cassanta · Editar

    Um contribuinte que deixou de contribuir a mais de tres anos a esposa tem direito de pensão por morte? Desde ja obrigada.

  3. Do que trata a Lei 8742/93? Me parece que é uma Lei Federal e que trata de um tipo de aposentadoria do Inss, mas gostara de saber à que ela se refere de concreto.

  4. eu já passei pór 4 empregos registrados e desde 2004 contribuo p/ o inss, vou faser 2 cirurgias ,da visicula e da mama e fui mandada embora do serviço , tenho direito a receber neste periodo q ficarei imcapacitada

  5. Luciane Oliveira · Editar

    Gostaria de saber se é possível uma pessoa se aposentar sem nunca ter contribuído, mesmo ela tendo completado 65 anos?é uma pessoa com problemas de saúde e precisa tomar medicação contínua.

  6. Lucimar Silva Pereira · Editar

    tenho muitas duvidas , sou hepertensa, tvi cançr d mama ovrio ,ultero ,terei as tropas e ovrrio direito e fiz mastectomio mamadireita e quadracgtomia na esquerda etc e fiz a 3 dia risotomia com anestesico e corticoide e raiodio frequencia doi de mais ,pois e fiz aperecia mas o perito m disce que no tinha direito a nada nem auxilio doenç a por isso agora vou te encamiar tudo que tenho e por favor veja se tem jeito de fazer algo com os dado que tenho;;26,08.77 emissao,trabalhei de 01,setembro 1977 a 27,maio de 1978 ,,,19 março 1979 a 7 abril 1980 fora as que no tive carteira assinada! ,depois de casada ainda trabalhei ,sem carteira ,mechendo com costura ,com minha irma,dai continuei sendo beneficiaria do meu esposo telemig , tem carimbo do INAMPS do ano 1983, 1984, 1985, 1987 . me falaram que nao tenho nada mas mesmo assim eu queria te mais esta informaçao , para poder dar continuidde no meu cadastro que fiz em 2 /7 /2008 fez um ano .quero saber como proceguir se tenho 4 anos na cateira de trabalho e e carinbo revalidado na carteira d INAMPS. me diz o que e muito agradecida e me diz tambem em quanto tempo devo pagar mesmo tendo passado 1 ano e se continua o mesmo papel ou devo volta ai na pericia ,a quem entereçar ficarei esperando resposta de com agir.Abrços!!!Lucimar

  7. rita de cassia meira · Editar

    gostaria de saber eu sai da firma em janeiro ate quando vence a carencia porque estou gravida de 3 meses se eu consigo receber o auxilio maternidade

  8. Eu gostaria muito saber muito de saber se uma pessoa que trabalha com carteira assinada a mais de seis meses que nao nao está tendo condiçoes de trabalhar e passa pela pericia logo em seguida tem que fazer uma cirurgia e fica mais tempo parada o NSS paga esse tempo que ela ficou parada? e se pagar, para para ela requerer do INSS ela precisa de Advogado? desde ja obrigado pela orientaçao.

  9. Olha recebi um mes do auxilio doença e nao sei como faço pra receber mais como irei receber novamente estava marcado pra ir semana passada mais nao caiu o saldo… como faço me ajudem preciso do dinheiro para comprar remedios…

  10. erondinacatarina · Editar

    gostaria de saber sobre beneficios para desempregado fiz uma cirugia no rosto entrei com auxilio doenca fui enformada que tenho direito a carencia se possivel por que tempo

  11. Gilmar de Morais · Editar

    Gilmar de Morais. gostaria de saber se com 2 anos de auxilio doença tenho direito á aposentadoria

  12. preciso fazer uma cirurgia de retirada de utero, tenho 6 meses de registro, tenho o direito ao auxilio do inss?
    ?

  13. cristiana frança · Editar

    Sou portadora do vírus HPV, e devo fazer uma cirurgia para retirada do útero( exterectomia total(metapalsia escamosa malígna)), devo ficar em casa pelo menos uns 2 meses, no momento estou recebendo minha ultima parcela do seguro desemprego sem a possibilidade de trabalho.
    Gostaria de saber se poso recorrer a algum tipo de auxilio da previdencia Social, visto que ficarei sem condições de inserção ao mercado de trabalho.

  14. @erondinacatarina
    Erondina. depois que completo a carencia, no caso auxilio doença = 12 contribuições, se eu me desempregar, posso passar até um ano e continuo tendo direito ao beneficio. este periodo é chamado de periodo de graça. 12 meses sem contribuir e mantenho a qualidade de segudado. portanto se ainda não tem 12 meses, siga em frente…vá ao inss

  15. @Gilmar de Morais
    Gilmar, vc não especificou que tipo de aposentadoria vc está se referindo. Se vc estiver recebendo o auxilio doença, o seu medico poderá transformar o seu beneficio em aposentadoria por incapacidade.

  16. @erika

    Erika,o auxilio doença é devido ao segurado que tiver 12 contribuições mensais. Mas independente do numero de contribuições vc deverá dar entrada no beneficio, quando o medico deverá observar se a sua doença é ou não enquadrada nas doenças do atigo 33. (doenças que isentam a carencia)

  17. Fui vítima de um assalto,e sofri uma lesão com arma branca na altura do pescoço,sendo que alguns nervos foram rompidos,me impossibilitando de trabalhar por ter perdido a movimentação do braço e ombro esquerdos a partir de quinze graus,e me impossibilitado de movimentar peso.tenho nove meses de empresa,e apenas nove contribuições.A carência é necessária no meu caso,para receber o benefício?

  18. Jefferson :
    Fui vítima de um assalto,e sofri uma lesão com arma branca na altura do pescoço,sendo que alguns nervos foram rompidos,me impossibilitando de trabalhar por ter perdido a movimentação do braço e ombro esquerdos a partir de quinze graus,e me impossibilitado de movimentar peso.tenho nove meses de empresa,e apenas nove contribuições.A carência é necessária no meu caso,para receber o benefício?

    @Jefferson

  19. CARMEM LUCIA C SILVA · Editar

    Se for possivel enviar por email eu agradeço,tenho dois filhos estou desempregada a 11 meses gostaria de saber a que beneficio recorrer para ajuda de custo até eu arumar um emprego ,falaram que pode dar entrada de novo no seguro desemprego é verdade.desde já agradeço.

  20. maria da conceição montes · Editar

    Já tenho um tempo pago de contribuição.Agora estou trabalhando como domestica tem pouco tempo e estou gravida.Gostaria de saber se tenho direito de me afastar no periodo do parto e se é remuneratório.Obrigada.Aguardo resposta.

  21. faltam 3 anos para me aposentar mas ninguem me da emprego, gostaria de saber se posso me aposentar paganto estes 3 anos que faltam de uma so vez e me aposentar, agradeço quem poder me informar, tenho 32 anos de contribuição

  22. Jose Carlos :
    faltam 3 anos para me aposentar mas ninguem me da emprego, gostaria de saber se posso me aposentar paganto estes 3 anos que faltam de uma so vez e me aposentar, agradeço quem poder me informar, tenho 32 anos de contribuição

    @Jose Carlos

  23. Faço tratamento dum câncer no Hospital de Câncer de barretos e tambem na extenção- Hospital de Câncer de JALES .

  24. Aposentei por invalidez em 1987 com 4,2 salários,atualmente recebo 1,99salários . Quero saber quantos (porcentos % de aumento )tenho direito?

  25. Carla Amorim Da Silva · Editar

    Fui demitida fazem 33 dias,cumpri aviso mas vou fazer uma cirurgia gostaria de saber se tenho algum beneficio,pois trabalhei 1ano e 1 mês com carteira assinada e vou ficar um tempo sem poder trabalhar.

  26. Olá, eu pedi a conta e não estou trabalhando e agora dia 13 março fiz uma cirurgia das varizes e vou ficar em casa uns dois meses queria saber se consigo receber o benefício e por quanto tempo (eu trabalhei nesse último serviço 5 meses) obrigado por enquanto

  27. gostaria de saber, pois sou contribuinte individual a 12 meses fazer vou uma cirurgia, e terei que ficar 90 dias de repouso, tenho direito de receber o auxilio doença?.

  28. Boa noite, estou gravida de dois meses e não trabalho fora, se eu começar a pagar agora poderei dar entrada no INSS, assim que eu ganhar o bebê? O que devo fazer para começar a pagar o INSS?

    Obrigada!