Benefícios do INSS – Período de Carência



  

A Carência do Benefício do INSS é o período que corresponde ao número mínimo de contribuições mensais que o segurado precisa comprovar para ter direito ao benefício previdenciário. O período de carência varia de acordo com o benefício. Confira:





inss



40 comentários em “Benefícios do INSS – Período de Carência

  1. Uma pessoa que passa a receber seu beneficio em setembro,(auxilio doença), ele recebe normal seu 13 salario, no fim do ano? ou sofre variações?
    Quanto se desconta do salario?

  2. sandra luisa cassanta · Editar

    Um contribuinte que deixou de contribuir a mais de tres anos a esposa tem direito de pensão por morte? Desde ja obrigada.

  3. Do que trata a Lei 8742/93? Me parece que é uma Lei Federal e que trata de um tipo de aposentadoria do Inss, mas gostara de saber à que ela se refere de concreto.

  4. eu já passei pór 4 empregos registrados e desde 2004 contribuo p/ o inss, vou faser 2 cirurgias ,da visicula e da mama e fui mandada embora do serviço , tenho direito a receber neste periodo q ficarei imcapacitada

  5. Gostaria de saber se é possível uma pessoa se aposentar sem nunca ter contribuído, mesmo ela tendo completado 65 anos?é uma pessoa com problemas de saúde e precisa tomar medicação contínua.

  6. Lucimar Silva Pereira · Editar

    tenho muitas duvidas , sou hepertensa, tvi cançr d mama ovrio ,ultero ,terei as tropas e ovrrio direito e fiz mastectomio mamadireita e quadracgtomia na esquerda etc e fiz a 3 dia risotomia com anestesico e corticoide e raiodio frequencia doi de mais ,pois e fiz aperecia mas o perito m disce que no tinha direito a nada nem auxilio doenç a por isso agora vou te encamiar tudo que tenho e por favor veja se tem jeito de fazer algo com os dado que tenho;;26,08.77 emissao,trabalhei de 01,setembro 1977 a 27,maio de 1978 ,,,19 março 1979 a 7 abril 1980 fora as que no tive carteira assinada! ,depois de casada ainda trabalhei ,sem carteira ,mechendo com costura ,com minha irma,dai continuei sendo beneficiaria do meu esposo telemig , tem carimbo do INAMPS do ano 1983, 1984, 1985, 1987 . me falaram que nao tenho nada mas mesmo assim eu queria te mais esta informaçao , para poder dar continuidde no meu cadastro que fiz em 2 /7 /2008 fez um ano .quero saber como proceguir se tenho 4 anos na cateira de trabalho e e carinbo revalidado na carteira d INAMPS. me diz o que e muito agradecida e me diz tambem em quanto tempo devo pagar mesmo tendo passado 1 ano e se continua o mesmo papel ou devo volta ai na pericia ,a quem entereçar ficarei esperando resposta de com agir.Abrços!!!Lucimar

  7. rita de cassia meira · Editar

    gostaria de saber eu sai da firma em janeiro ate quando vence a carencia porque estou gravida de 3 meses se eu consigo receber o auxilio maternidade

  8. Eu gostaria muito saber muito de saber se uma pessoa que trabalha com carteira assinada a mais de seis meses que nao nao está tendo condiçoes de trabalhar e passa pela pericia logo em seguida tem que fazer uma cirurgia e fica mais tempo parada o NSS paga esse tempo que ela ficou parada? e se pagar, para para ela requerer do INSS ela precisa de Advogado? desde ja obrigado pela orientaçao.

  9. Olha recebi um mes do auxilio doença e nao sei como faço pra receber mais como irei receber novamente estava marcado pra ir semana passada mais nao caiu o saldo… como faço me ajudem preciso do dinheiro para comprar remedios…

  10. gostaria de saber sobre beneficios para desempregado fiz uma cirugia no rosto entrei com auxilio doenca fui enformada que tenho direito a carencia se possivel por que tempo

  11. Gilmar de Morais. gostaria de saber se com 2 anos de auxilio doença tenho direito á aposentadoria

  12. preciso fazer uma cirurgia de retirada de utero, tenho 6 meses de registro, tenho o direito ao auxilio do inss?
    ?

  13. cristiana frança · Editar

    Sou portadora do vírus HPV, e devo fazer uma cirurgia para retirada do útero( exterectomia total(metapalsia escamosa malígna)), devo ficar em casa pelo menos uns 2 meses, no momento estou recebendo minha ultima parcela do seguro desemprego sem a possibilidade de trabalho.
    Gostaria de saber se poso recorrer a algum tipo de auxilio da previdencia Social, visto que ficarei sem condições de inserção ao mercado de trabalho.

  14. @erondinacatarina
    Erondina. depois que completo a carencia, no caso auxilio doença = 12 contribuições, se eu me desempregar, posso passar até um ano e continuo tendo direito ao beneficio. este periodo é chamado de periodo de graça. 12 meses sem contribuir e mantenho a qualidade de segudado. portanto se ainda não tem 12 meses, siga em frente…vá ao inss

  15. @Gilmar de Morais
    Gilmar, vc não especificou que tipo de aposentadoria vc está se referindo. Se vc estiver recebendo o auxilio doença, o seu medico poderá transformar o seu beneficio em aposentadoria por incapacidade.

  16. @erika

    Erika,o auxilio doença é devido ao segurado que tiver 12 contribuições mensais. Mas independente do numero de contribuições vc deverá dar entrada no beneficio, quando o medico deverá observar se a sua doença é ou não enquadrada nas doenças do atigo 33. (doenças que isentam a carencia)

  17. Fui vítima de um assalto,e sofri uma lesão com arma branca na altura do pescoço,sendo que alguns nervos foram rompidos,me impossibilitando de trabalhar por ter perdido a movimentação do braço e ombro esquerdos a partir de quinze graus,e me impossibilitado de movimentar peso.tenho nove meses de empresa,e apenas nove contribuições.A carência é necessária no meu caso,para receber o benefício?

  18. Jefferson :
    Fui vítima de um assalto,e sofri uma lesão com arma branca na altura do pescoço,sendo que alguns nervos foram rompidos,me impossibilitando de trabalhar por ter perdido a movimentação do braço e ombro esquerdos a partir de quinze graus,e me impossibilitado de movimentar peso.tenho nove meses de empresa,e apenas nove contribuições.A carência é necessária no meu caso,para receber o benefício?

    @Jefferson

  19. CARMEM LUCIA C SILVA · Editar

    Se for possivel enviar por email eu agradeço,tenho dois filhos estou desempregada a 11 meses gostaria de saber a que beneficio recorrer para ajuda de custo até eu arumar um emprego ,falaram que pode dar entrada de novo no seguro desemprego é verdade.desde já agradeço.

  20. maria da conceição montes · Editar

    Já tenho um tempo pago de contribuição.Agora estou trabalhando como domestica tem pouco tempo e estou gravida.Gostaria de saber se tenho direito de me afastar no periodo do parto e se é remuneratório.Obrigada.Aguardo resposta.

  21. faltam 3 anos para me aposentar mas ninguem me da emprego, gostaria de saber se posso me aposentar paganto estes 3 anos que faltam de uma so vez e me aposentar, agradeço quem poder me informar, tenho 32 anos de contribuição

  22. Jose Carlos :
    faltam 3 anos para me aposentar mas ninguem me da emprego, gostaria de saber se posso me aposentar paganto estes 3 anos que faltam de uma so vez e me aposentar, agradeço quem poder me informar, tenho 32 anos de contribuição

    @Jose Carlos

  23. Faço tratamento dum câncer no Hospital de Câncer de barretos e tambem na extenção- Hospital de Câncer de JALES .

  24. Aposentei por invalidez em 1987 com 4,2 salários,atualmente recebo 1,99salários . Quero saber quantos (porcentos % de aumento )tenho direito?

  25. Carla Amorim Da Silva · Editar

    Fui demitida fazem 33 dias,cumpri aviso mas vou fazer uma cirurgia gostaria de saber se tenho algum beneficio,pois trabalhei 1ano e 1 mês com carteira assinada e vou ficar um tempo sem poder trabalhar.

  26. Olá, eu pedi a conta e não estou trabalhando e agora dia 13 março fiz uma cirurgia das varizes e vou ficar em casa uns dois meses queria saber se consigo receber o benefício e por quanto tempo (eu trabalhei nesse último serviço 5 meses) obrigado por enquanto

  27. gostaria de saber, pois sou contribuinte individual a 12 meses fazer vou uma cirurgia, e terei que ficar 90 dias de repouso, tenho direito de receber o auxilio doença?.

  28. Boa noite, estou gravida de dois meses e não trabalho fora, se eu começar a pagar agora poderei dar entrada no INSS, assim que eu ganhar o bebê? O que devo fazer para começar a pagar o INSS?

    Obrigada!