Valor do salário mínimo para Pensão Alimentícia

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (5 votos, média: 8,20 de 10)

     





Pensão Alimentícia é o valor necessário para suprir as necessidades de alguma pessoa como moradia, alimentação, educação, saúde e lazer. É comum que a pensão seja paga aos filhos.

Cada valor da Pensão Alimentícia é variável para cada família, não havendo uma tabela que indique qual valor é mais justo. Geralmente o valor é fixado com base no salário mínimo vigente, mas pode ser estabelecido conforme o padrão de vida e os rendimentos do pagador.

Quando o pagador possui um emprego fixo, com carteira assinada ou emprego público, o valor será estipulado por um percentual da sua renda, de acordo com o número de filhos. Geralmente o valor é estipulado em 20% da renda do pai, quando este possui um filho e de 30% para dois ou mais filhos, podendo ser maior no caso de uma quantidade grande de filhos.

Caso o pagador da pensão seja profissional liberal, autônomo ou possua renda informal, o valor da pensão é estabelecida em valores certos, baseados em salários mínimos. Sendo que o valor da pensào alimentícia nunca possa ser menor do que 30% do valor do salário mínimo.

Como regra a pensão alimentícia deverá ser paga até os filhos completarem 18 anos mas poderá durar até o filhoterminar a faculdade. Caso o filho tenha alguma impossibilidade de trabalhar a pensão deverá ser paga por toda a vida.

Muitas pessoas se confundem sobre qual valor do salário mínimo utilizar para o pagamento da pensão alimentícia: nacional ou regional.

O valor do salário mínimo é sempre nacional, o que acontece é que em alguns estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, estipularam valores de Pisos Salariais regionais para trabalhadores que não possuem sindicatos ou acordos coletivos, o que gera dúvida sobre qual valor utilizar. Geralmente quando se estipula valores baseados em salários mínimos, fala-se do Nacional.


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Antonio Carlos Manoni escreveu:

    A ex esposa convive com outro em casas separdas, há 5 anos, mas relacionamento público e social, inclusive é “Dependente” de clube.
    Quais os direitos de pensão em caso de divórcio?

  2. eu gostaria escrarecer um duvida meu marido tem um filho com outra mulher essa criança tem quatro anos e eu e ele temos tres filhos mais so uma e de memor e a outra de 23 esta estudado para ir para a facudade como fica a penção desta pessoas vejo falar que e 30% mais e dividido todas ou como fuciona isso pois nos paga aluguel quantos por cento e mesno para cada desde que um morra com nos ea que estudo morra em outra cidade e o outro e de outra mãe diferente min ajude com esta duvida obrigada

  3. tenho um amigo que desde que se separou ha 1 ano, vem pagando o aluguel da casa onde mora a ex esposa com o filho de 11 anos, como não eram casados no papel, ficou combinado verbalmente. Agora como ele iniciou um novo relacionamento, ela diz que vai entrar com uma ação por não pagamento, ele tem um salario de 1.200,00 liquido e como saiu de casa, tambem tem despesas com moradia e alimentação, a ex esposa é funcionaria publica e tambem recebe pensão de um outro filho, tem como fixar o valor da pensão no valor do aluguel que ja vem sendo pago que é de 385,00 e comprovar que este era o valor acordado e cumprido até então? Como ele deve proceder para regularizar esta situação judicialmente?

  4. Oi sou casada no civil a 5 anos tenho 2 filhos sendo q o + novo é especial(síndrome de down)estou pensando em me separar e gostaria de saber se eu tenho direito a pensão ja q sou casada no papele quanto ele teria que meda e quanto seria a pensão das crianças (3 e 4 anos).O salário deleé de 1400,00(Ele tem + 5 filhos fora de casamento e a + velha tem 18 anos)

  5. tenho uniao estavel com um homem que era solteiro porem ja tinha 2 filhos um com cada mulher paga pensao ha ambos ma uma delas tem incomodado com aumento de pensao ele era pobre eu rica o juiz pode avaliar o que eu ganho e tenho para pagar esta pensao?

  6. maria helena escreveu:

    oi gostaria de saber o valor exato do salario minimo para pensao alimenticia. no estado de S.P.
    tenho 2 Filhas e o valor estipulado pela lei foi de l Salario minimo
    como tem valores diferentes em cada estado o da empregada domestica eu sei que e de 505,00 e o mesmo valor
    desde ja agradeçpo a colaboraçao

  7. Bom dia!!!
    Eu gostaria de saber qual o valor certo de uma pensão alimenticia estipulada atraves do salario minimo federal,pois e como está no processo (SALARIO MINIMO FEDERAL) e ele deposita todo mês 300,00 e pago o plano dela q são 109,00.Totalizando 409,00.Está certo???

    Aguardo um retorno.

    Grata,
    Andréa

  8. Oie Boa tarde, meu noivo tem uma filha e ele paga pensão em cima do salário minimo, toda vez que aumenta o salário ele aumenta o valor da pensão, porém essa semana a ex dele disse que ouviu uma reportagem que dizia que a lei do aumento do salário minimo ja vigorou para quem paga pensão, gostaria de saber se essa informação é correta, pois sei que o aumento do salário será em fevereiro de 2010???? ou seja a pensão só deve aumentar em fevereiro não é isso????

  9. Minha duvida é meu filho tem 1 ano de idade,sou separada há 4 meses, e no processo de separação eu aceitei a quantia de pensão se ele(o pai)desempregado desse metade de um salário mínimo e quando estivesse desempregado desse 15% de seus rendimentos ambos junto ao plano médico.
    Hoje mais calma com ao stress da audiência eu queria saber se tem a possibilidade de conseguir os 30% que eu entendo hoje que é um direito do meu filho.
    Desde já muito obrigada…

  10. Olá,
    Vivi 12 anos com uma pessoa, tive um filho com ela – hoje com 6 anos e pago 540,00 de pensão ( acordada informalmente )
    A pergunta é: Devo pagar pensão sobre 13º salário e férias sendo que sou autônomo?

    Grato,

  11. Olá, meu irmão tem um filho de 11 anos, esta separado de corpos há quase sete anos mas não deu entrada nos papeis da separação, ele mora com outra pessoa a quase quatro anos e agora depois desse tempo todo ela está dizendo q vai colocar ele na justiça e pedir a penção retroativa desses anos todos, isso tudo pq eles tinham um acordo entre eles apenas de cada um pagar uma parte e o que for preciso como roupa e outros cada um paga o da sua casa, sendo q ele ficou com a parte da escola e como ele é autonomo estes ultimos 2 anos não pode pagar. o que ela pode fazer contra ele? e de quanto seria a pensão se tem mes q ele não ganha quase nada? ela pode pedir retroativo?

  12. oi…me separei e tenho uma filha de 3 anos,meu marido ganha,2000 reais,gostaria de saber quanto ele tem que pagar de pensão para minha filha,pois então ainda não decidimos.

  13. eu pago 150 reais para tres filhos pois so ganho um salario minimo sera que estou errado?

  14. oi,a pensao alimenticia estipula por correto o valor de 20% do salario liquido para quando um filho,e 30% quando mais filhos

  15. Ola, gostaria de saber qual o valor da pensão que meu pai tem que pagar.
    Ele não é registrado mas a minha mãe tem como comprovar atraves de extratos bancarios e contas que ele ganha mais de R$10.000,00 por mmes.
    qual o valopr da pensão que ele tem que pagar, meu irmão tem 14 anos e eu 18 só que eu faço faculdade.
    Obrigado

  16. Meu filho teve uma criança com ex. namorada depois que eles terminaram, (namorou poucos meses). Gostaria de saber ela mão tem algum direto a pensão (ele não trabalha), ou apenas a criança tem direito.
    Obs. Eu e filho mantemos toda a despesa com alimentação roupas remédios em geral, não damos nenhum dinheiro para mão e correto nossos procedimentos. Gostaria de saber também o valor exato cobrado sobre um salário mínimo para pensão alimentícia.
    Obrigado.

  17. Eu gostaria esclarece um duvida meu filho tem uma filha com ex. namorada, (isto depois que eles terminarão); damos-nos alimentação, roubas e tudo que acriança precisa.
    A mão tem direito a pensão, ou além de dar desta maneira acima, tenho que dar dinheiro para mão.
    Obs.: a mão não trabalha.
    Agradeço.

  18. Bom dia!Tenho 3 filhos q recebem como pensão o salário minimo nacional.Eles tem direito de receber o 13º?seria um salário minimo à mais?Obrigada pela atenção.

  19. … Minha ex-esposa sai de casa por ela mesma, levando minha filha de 1 ano. no dia seguinte fiquei desempregado…
    ela alega que eu tenho que da 30% do meu antigo salario para ela e agora esta querendo que eu de a matricula do colegio… sendo q ela mesma combinou comigo de boca que eu daria 170,00 R$ todo o mes… isto e certo ?
    se eu ganho um salario minimo quanto eu tenho que dar a ela?
    R:.
    Eu tenho que ajudar com mais alguma coisa?
    R:.
    se eu sou autonomo, quantos porcento eu tenho que dar a ela?
    R:.
    e se ela quem saiu de casa, como funciona a lei a respeito disto?
    R:.

  20. tenho um filho de 3 meses queria saber qual valor da pensao alimenticia poiso pai dele e comerciante(acougueiro) e estou desempregada ja que nunca me ajudou em nada enquanto estava gravida posso requerer a pensao

  21. Gostaria de saber se a pessoa desempregado deve pagar 13º salario para os filhos?

  22. Tenho uma filha de 2 anos, meu marido paga 200,00, e não da mais nada, ele mora em fazenda, rabalha por conta propria, qual o valor exato que ele tem que pagar? E como fica os dias de visita? O que ele tem direito?

  23. O novo salario minimo é de 510,00 reais, em janeiro, gostaria de saber se já tenho q pagar a pensão de janeiro nesse valor?

  24. Tenho uma uniao estável com meu marido moro com com ele a um ano.Estou gravida dele,mas ele tem uma filha com outra mulher porem ele ganha um salario mínimo, gostaria de saber quanto ele deve pagar de pensão a outra filha dele.

  25. Raimundo Sátiro escreveu:

    Tenho 2 filhas com 2 mulheres diferentes. Tenho um processo de DNA e gostaria de saber se o percentual do meu salario que poderá ir para esteterceiro filho? O percentual é reteado ou nao?

  26. Diego Moreira da Silva escreveu:

    Minha duvida é que quando eu estava trabalhando foi acordado com o juíz 30% do salário que eu ganhava,como estou desempregado agora quero saber se tenho que pagar 30% do salário minimo.Grato ela aenção.

  27. Tenho uma filha de 10 anos,desde que nasceu o acerto judicial com o pai dela foi de um salario minimo,porem ele deposita sempre um valor inferior,posso cobrar essa diferença,como é o procedimento.Obrigado

  28. José Roberto Q escreveu:

    Tenho uma filha de 18 anos,e pago 15%do meu salario.Gostaria de saber si a possibilidade de haver uma redução desta porcentagn ,pois constitui outra familia e tenho 02 filhos 01 de 13 anos e outra de 03 anos.Sendo que a mãe casou com outra pessoa.Então até o momento afilha dependia dos cuidados da mãe e da minha ajuda finaceira,agora ela não depende dos cuidados da mãe como dependia antes e vai continuar a depender da minha ajuda financeira.Gostaria de saber se caberia ajuda financeira da mãe.

  29. paula pinheiro escreveu:

    meu marido tem dois filhos com outra mulher , ele ganha um salario minimo , qual é o valor estipulado pro pagamento de penção nesse caso ,

  30. pago sobre um salario minino R$ 510.00 quanto deve pagar no carme qual o valor.eu pagava do salario antigo R$ 465.00 pagava R$ 93.00 (e agora devo pagar quanto) obrigado.

  31. gostaria de saber quanto que eu vou pagar de pensao alimenticia,ja que me envolvi com uma pessoa e ela teve um filho meu. e por sinal vive muito bem de vida até melhor do que eu, sou funcionario publico ganho 1,450,00 liquidos tenho dois filhos e minha mulher para dar educaçao e alimentaçao
    qual o percentual a ser estipulado pelo juiz nesse caso!!!por favor me ajude obrigado!!!!

  32. meus ex marido foi centenciado pela juiza a pagar meio salario minimo pelos meus tres filhos mas ja tem dois anos que ele so paga 200 reais e ainda no ano de2008 ele ficou 7 meses sem pagar falo p/ ele mas ele nem liga e ele disse que esta certo mas le pode continuar a pagar 200 reais ou o que a juiza estipulou o que devo fazer

  33. Tenho um filho de 12 anos,sou casada a dois anos e o pai do meu filho nunca deu pensao para ele,o pai dele vive de bicos posso pedir pensao para meu filho,pois agora depois de grande ele vive me cobrando para eu ir no forum pedir pensao para ele.

  34. boa tarde tenho 2 filhos uma menina de 11 anos e um menino de 4 anos tenho um salario de 750 reais e pagou o colegio da minha filha que custa uns 160 reais to com 7 anos separado gostaria de saber quanto devo pagar de pençao lembrando que ela tambem trabalha e ganha muito bem agradeço desde jah

  35. Meu irmão se separou e tem um filho,agora ele está desempregado e a ex diz q vai colocar minha mãe na justiça p pagar pensão,minha mãe é pencionista,ganha 700,000reais por mês,sustenta 2 filhos q n traballham,pagando td despesas deles,um tem problemas com alcóol e o outro tem doença crônica,ela é obrigada a pagar?sendo que o dinheiro dela é para as necessidades dela e dos meus irmãos q ela já sustenta?se for obrigada a pagar qto seria?Minha mãe tem 72 anos.Aguardo resposta obrigada!

  36. Alexandre Guerato escreveu:

    Gostaria de saber se a esposa tem direito a receber penção ou se é so os filhos.

  37. @edina
    meu marido tem uma filha com outra mulher e ja paga pensao mas ele ganha 650 reais e ela quer aumento e temos um filho de 12 e um de tres meses e eu trabalho sera que pelo meu salario ele vai ter que aumentar a pensao

  38. meu marido tem uma filha,o ganho dele é de 690 reais,pagamos aluguel que é 260,fora agua,luz e comida.
    Ele paga de pensão 264reais o que foi estipulado pelo juiz em 2006 51% DO SALARIO MINIMO mas na epoca ele ganhava 900 reais.Fora isto sempre quie iremos busca-la ela some com a menina.Será que ele tem argumentos p a redução de pensão?o que fazer quando ela não deixar pegar a menina?

  39. margarteh almeida martins souto escreveu:

    Bom dia, quero muito a sua ajuda pois tenho muitas duvidas, meu marido diz q nao me quer mais, q quer viver uma outra vida,tenho dois filhos com ele, ele é auditor fiscal de goias e estuda pra juiz,, entao ele entende bem de lei, mas eu sou enfermeira formada so q nao trabalhoa inda, alias ele alega q nao me quer mais por esse motivo, q nao tem orgulho de mim, estou vivendo um pesadelo, mas sei q ele é esperto, o slario dele é de 17.000 bruto, a pérgunta é: quanto eu tenho direito a pensao dos meninos? eu vivi com ele 16 anos,eu tenho direito a pensao tambem? obrigada aguardo….

  40. Sérgio Arruda escreveu:

    E quando a mulher joga na sua cara que não quer viver com você como marido e mulher. Posso pedir guarda compartilhada? ela pode levar meu filho para longe de mim? Eu não tenho o direito de ver o menino, entâo qual a distância máxima que ela pode levar meu filho para longe.
    Por favor me respondam.
    Grato

  41. risilmara da silva araujo escreveu:

    olá gostaria de tirar uma duvida vivi com uma pessoa 6anos e 6 meses não fomos casados legalmente tenho 3 filhos com ele gostaria de saber quanto de pensão ele tem q dar se é de 30% para os três ou 30%para cada um ele ganha 950,00 mas na carteira ele ganha 800,00 o q fazer nessa situação se tenho direito a alguma coisa aguardo resposta
    obrigada

  42. Olá, gostaria de esclarecer umm dúvida,
    meu esposo tem uma filha de 7 anos e ele sempre pagou pensão estamos juntos a 3 anos, agora conseguimos financiar uma casa, e devido este fato a mãe da filha dele disse q vai entrar na justiça para exirgir uma aumento de pensão, mas ele sempre ajudou ela comprar as coisas pra filha ele nunca deixou de ajudar, só q nossa condição atual não permite q ele paga um valor maior de pensão, ele já explicou isso pra ela mas ela diz q mesmo assim vai na justiça.
    Caso ela vá mesmo procurar a justiça mesmo sem ter condiçoes financeira ele pode responder um processo e ir até preso?
    Obrigada….

  43. Estou a 8 anos morando junto com uma pessoa, temos 2 filhos um de 4 anos e outro de 6 meses, estamos pensando em nos separar. Ele recebe 4500 por mês registrado, gostaria de saber se nos fizessemos um acordo a base de calculo seria 30% em cima do bruto ou liquido….adquirimos a pouco tempo um imovél este teria que ser vendido e partilhar o valor….por favor preciso de uma resposta…Obrigada…

  44. rogerio di paula escreveu:

    Quem não paga pensão vai preso. E o delegado, juiz ou advogado que prendem bandidos, soltam, efim de lucrar algo? não deveriam nem estar trabalhando para a lei.
    Sabemos que a profissão ADVOGADO, é a mais desonesta na face da terra.
    Eu jamais estudaria para ser um advogado.Imagine eles sofrendo no inferno, junto com muitas mulheres invejosas e mentirosas?
    Mentem juntos para sobreviver. querem a desgraça de alguem para criar mercado de trabalho.

  45. Boa tarde,gostaria de saber quais meus direitos se ir morar com meu namorado ou casar e ele vem a falecer,ele é aposentado por invalidez,e paga pensao para o filho de 17 anos,meu namorado é divorciado.Eu receberia a pensao dele??

  46. Esse filho é do primeiro casamento nao temos filhos..

  47. vcs podem me responder por favor?

  48. meu namorado tem um filho de 06 anos com outra mulher eles moram em outra cidade , meu namorado ficou 01 ano sem paga pensão , faz uns 04 meses que voltou a pagar ele ganha 800,00 e da o valor de 200,00 por conta propria , pois não se separaram no papel e ele não sabe o valor correto a pagar , mas ficamos sabendo que tem um advogado procurando ele para cobrar os atrazados, durante este 01 ano que ele nao pagou ele ficou 06 meses só fazendo bico pois não arrumava emprego, ele pode ser preso por ter deixado de pagar este periodo?e qual o valor certo a pagar?

  49. oi, acabei de separar, meu ex marido só tem nossa filha, tem um salario de 1.100 por mes bruto, qnto ele deve pagar de pensão alimenticia gostaria muito de saber, aguardo resposta.

  50. graziela escreveu:

    Tenho um filho de 10 anos recebo 100 reais do pai dele como pensao mas foi um acordo de boca. mas ja fas 5 anos e ele so paga isso e agora nao quer te a responsabilidade de ajudar a educar o filho e nem levar para passar ferias na casa dele.mas meus filho sente falta do pai e ta carente com dificuldades nas escola e o pai nao ta nen ai. O que devo fazer? quais sao os meus direitos e do meu filho? Ele ta casado tem emprego fixo tem mais uma finha com a nova mulher.

  51. Boa Noite, Eu tenho dois filho um com cada mulher. Tou separando das duas. Trabalho de conta propria consigo tira um salario minimo por mês. Quanto eu tenho que da de pensão para cada filho meu ? Mesmo a mãe do meu filho tando com meu filho ela deveria da pensão pro meu filho também né? tipo da um comprovante pra mim que ela paga também… eu posso pedi isso ? Olha eu tou abrindo firma pessoa juridica é possivel ele pega pensa sobre a renda da minha empresa ? Obrigado fico no aguardo!

  52. tenho um filho de oito anos com a cristina pago r$350,00 de pensão por opção minha , pois no dia do acordo judicial , o conciliador mediante as apresentações de ganho de minha parte disse a mãe que o juiz não ia dar mais que r$ 100,00 , pelo meu filho acabei cedendo r$ 350,00 , meu filho não tem certos tipos de alimentos que eu acho que ele merecia, agora tenho mais uma filinha com a gisele minha atual mulher eu posso pedir pra dividir a penssão entre meus dois filhos. em dezembro de 2009 a cristina me pediu para que antecipasse r$ 800,00 da pensão do meu filho e descontar r$150,00 por mes, assim venho fazendo, so que eu atrazei o restante do saldo da pensão de fevereiro 15 dias, por falta de dinheiro, devido a isso a mae do meu filho não me deixou visitalo, oque devo fazer

  53. Tem um filho menor de 08 anos, a mãe do mesmo entrou com ação de alimentos e guarda, pago pensão como determinou o juiz,a guarda dele esta com ela, mas o menor se encontra com a minha mãe, e a mãe dele não repassa nem um real, para o mesmo, a mãe do menor trabalha e também tem renda fixa, quando é questionada sobre a pensao dele, ela ameaça dizendo que vai tomar o menino da casa da minha mãe, causando grande estresse emocional sobre todos nós, pois o menor esta em tratamento neurologico e psicologico, e quando esta com a mesma, não se interessa em leva-lo nas consultas, como devo proceder neste caso, devo entrar com uma ação contra a mesma.

  54. gostaria de informações, pois tenho uma filha de 18 anos.quando comecei a pagar a pensão o juiz decretou 75% do salario minimo.hoje tenho mais 4 filhos e está ficando pesado este valor o que devo fazer?mande-me um email por favor.

  55. gostaria de saber meu ex marido a qual tenho 1 filha dce 2 anos ,trabalha no hospital faz 12 plantoes sendo q so e conprovado um q posso fazer p mim comprovar?

  56. michelle tavolassi escreveu:

    Olá,

    Gostaria de saber se eu recebo 71.43 de pensão alimenticia sobre o salário mínimo, recebo quando aumenta, sobre qual valor receberia?

  57. michelle tavolassi escreveu:

    Gostaria de saber se eu recebo 71.43 de pensão alimenticia sobre o salário mínimo, recebo quando aumenta, sobre qual valor receberia?

  58. Olha meu pai nao ta pagando a minha pensão certa esta dando de pouquinhos , ele esta com uma mulher nova ela teim um filho mas nao é dele , como ele é otario da tudo oque ela quer, si continuar assim pagando a minha pensão de pouquinho ele nao vai mais me ver , QUANDO FALO É VERDADE , ele teim que me pagar de pensão 400,00 reais, i so ta me pagando 250,00 reais , tudo que peço para ele ele desconta , um dia eo briguei com ele , falandoo que ele nao mi da nada tudo ele tem que descontar , si ele nao pagar ele vai ir preso e ai eu quero ver como vai ficar, voou na justiça !!!!

  59. elisandra escreveu:

    meu ex marido ganha 2.000,00 quanto deve pagar de pensâo alimenticia se meu filho so tem 3 meses.

  60. Tenho uma duvida>>>>>>>>> Porque sou autonomo não tenho ferias tambem ñao tenho decimo terceriro,,, eu tenho que pagar decimo terceiro para meu filho.E Quando a mae se nega a deixar pegar a criança.Obrigada pela atenção

  61. tenho 4 filho de mães diferentes,a pensão e dividida em partes iguais?

  62. Marilda Borges escreveu:

    estou me separando gostaria de tirar uma duvida meu marido tem uma empresa, contribui para previdencia com base no salario minimo nacional, e tem um faturamento na empresa de 1000 por mes no que o juiz vai se basear para estipular o valor da pensão

  63. Marilda Borges escreveu:

    esta penão que citei é para os dois filhos que temos

  64. Roberto Ferreira escreveu:

    Boa noite..tive um filho fora do casamento e quero saber como calcular a pensão alimentícia pleiteada pela mãe da criança..ela pleitea 478,00 reais…sou funcionário público e ganho mensalmente 2.800,00 reais…tenho um gasto fixo de aproximadamente 2.300,00 reais mensal..gostaria de saber como é calculado o valor dessa pensão, em cima do que ganho e meus gastos…obrigado..

  65. Rosemeire escreveu:

    Quero saber sobre a pensão, meu filho tem 19 anos esta desempregado, sofre deficit de atenção,é tem filhas gemeas, não e casado, a menina pediu uma pensão de 510,00, meu marido contraiu um divida que não consequimos pagar até agora, tenho um firma uma transportadora que começou em janeiro deste ano só que, ainda não tem clientes, quando soubemos da gravides a mãe da menina não quiz que meu filho a visitasse, por dois meses, agora ela alega que nos a desamparamos, mais comprei roupas para as meninas, fraudas, e o leite que elas tomam

  66. Aline fernanda da silva borges escreveu:

    é o seguinte o meu irmao tem um casal de filhos com a esposa dele, quando foi mes passado eles tiveram uma briga e ela mandou ele sair de casa ai ele saiu ai ela foi e entrou na justiça com ele falando que ele abandonou o lar e pedindo pensao do dois e ela afirmou la na justica que ele recebe bem e que quer de pensao um salario mais ele nao trabalha de carteira assinada e ele recebe um salario so quanto que ele tem que pagar pelo os dois filhos dele sendo um de 4 anos e o outro de 11 meses??
    Por favor mim mandar resposta estou desesperada querendo saber!!!

  67. luciano machado escreveu:

    ganho salario minimo,minha ex quer pensao para meu filho.ela ganha mais de dois mil reais.qual valor justo devo pagar

  68. O PAI DO MEU FILHO ESTA DESEMPREGADO,ELE TRABALHOU 8 ANOS EM UMA EMPRESA E CREIO QUE ELE RECEBEU 17 MIL
    MAS DE UM SALARIO MINIMO QUANTO ELE TEM QUE PAGAR DE PENSAO PRO NOSSO FILHO?

  69. PRISCILLA SANTOS escreveu:

    TENHO UM FILHO DE 3 ANOS O PAI DELE PAGA 125,00 DE PENSÃO MAS DESDE QUE O SALARIO AUMENTOU ELE NAO ME DEU O QUE DEVIA .GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO ELE ME DAR MENOS DE 30% SALARIO MINIMO?POIS ELE TEM UMA FAMILIA E DIZ QUE NAO TEM CONDIÇOES DE ME DAR MAS QUE 125,00.

  70. Tinha uma relação com uma mulher e ela depois de 1 ano após terminarmos enviou – me um torpedo dizendo que “a casa caiu, que eu era pai do filho dela”. Detalhe;ela vivia com um companheiro antigo nesse período que registrou o menino no nome dele por pensar que era seu filho. Desconfiado da aparencia do menino, fez um dna que comprovou que não era dele. Eu não sabia e nem imaginava que poderia ser meu.

    Ela anda me ameaçando e me cobrando afeto para a criança, diz que vai me colocar na justiça, trabalho de carteira assinada, não me nego a ajudar, vou querer saber se também é meu, mas gostaria de saber quais os principais parâmetros onde o Juiz busca como referência de desconto para pensão alimentícia, salário mínimo, salário base, sobre o líquido, bruto? Lembrando que ela trabalha na mesma empresa que eu.

    Qual o valor percentual mínimo concedido, o fato dela trabalhar influencia de que forma?

  71. meu pai e autonomo quando devo receber de pensao alimenticia. pois ja nao recebo desde os 12 anos anos e hoje tenho 17

  72. tenho uma filha de22anos faz cursos dedepilação pelo senac eu não tenho renda ela tem direito areceber pensão?

  73. adelson alves escreveu:

    sou casado e tenho 2 filhas, mais tenho um filho com outra mulher ele tem 1 aninho, recebo um salario minimo, quanto devo pagar de pensão.

  74. jose pedro escreveu:

    bom dia eu gostaria de saber quanto eu tenho que pagar de pensaõ.
    pois ganho 1560,00bruto sendo 260,00 de hora extra,tenho 4 filhas menores de casamentos diferentes,só que no momento eu tenho uma uniao estavel e uma das filhas nessa uniao,e pago aluguel no valor de 450,00 reais ,quanto tenho que pagar de pensao,já que a minha filha que mora comigo precisa de tudo que as outras precisa

  75. Iza Santos escreveu:

    Olá,tenho uma filha de 04 anos,o pai dela recebe 1 salário mínimo fora trabalhos extras que faz,há meses só paga 80,00 de pensão,pois nunca o coloquei na justiça.Acho o valor pouco,pois pago escola particular,ela não tem boa saúde,sempre toma remédios,além disso precisa de roupa e calçados,vivo com ela de favor,pois não tenho uma casa,não posso dar tudo o que ela precisa,pois também só recebo 1mínimo e não tenho extras ainda pago faculdade e uma garota para cuidar dela para eu poder trabalhar.Quando falo com o pai para dar um pouco mais ele faz pouco caso,acho que pensa que tenho condições e obrigação de dar tudo a ela,ou talvez pensa que pego para mim,além disso diz que se eu ir p a justiça receberei menos ainda e ele terá que levá-la para casa,sendo que a mulher que vive com ele até ameaçou nossa filha o que mais me dói é saber o pouco valor que dá a nossa filha,pois não tem dado muita atenção a ela.Gostaria de saber qual seria o valor correto para ele pagar e como agir.
    Obrigada.

  76. bom dia gostaria de saber se eu ficar desempregado, eu posso recorer ao valor da pensão ou tem um valor estipulado para quem fica desempregado?isso é lei?

    atenciosamente
    Eduardo

  77. rodrigo escreveu:

    oi boua tarde
    ,eu tenho gemeas bazeado no salario minimo de 510,00, e como nao trabalho de carteira assinada qual seria uma base coreta de valor que deveria esta pagando …
    quem souber por favor …agradeso a resposta

  78. ruany kessia santos silva escreveu:

    TENHO UMA FILHA DE 9 MESES,E DESCOBRIR QUE O PAI DELA TEM UMA FILHA DE UM ANO E QUATRO MESES,ELE NAO TRABALHA DE CARTEIRA ASSINADA MAIS TRABALHA COM O SEU PAI QUE TEM UMA REFORMADORA DE CALÇADOS. O PAI DA MINHA FILHA RECEBE 400 REAIS E PAGA DE PENSÃO PARA A OUTRA FILHA 120,00 E RESOLVERAO DE BOCA.QUANTO EU GANHARIA SE LEVASSE ELE NA JUSTISA.
    E SE ELE FALASE QUE NAO TEM CONDIÇAO OS SEUS PAIS SERIAM RESPONSAVEIS.
    OBRIGADA.

  79. Thiago cardoso escreveu:

    Eu tenho um filho de 5 meses logo que ele nasceu me separei da mãe dele,apartir disso ñ deixou eu vê-lo e me colocou na justiça goara tnho uma audiencia dia 18/08 não estou trabalhando oque devo fazer???? Agradeço desde já espero resposta!!!

  80. eliana farias escreveu:

    Ola, bom dia,quero me separar do meu marido tenho duas filhas com ele 7 e de 8 anos quero saber se tenho direito de pensao alimenticai pois o mesmo trabalha autonomo e o mesmo diz que nao tem justiça que obrigue ele pagar a pensao.pois o mesmo diz que elas sao responsabilidade minhas por favor que devo fazer e quem devo procurar na minha cidade morro em manaus.Grata eliana farias

  81. xxxxxxxxx escreveu:

    Boa Noite,

    Faço aqui um pequeno resumo da minha vida. Tenho dois filhos, não tenho emprego fixo. Para sustentá-los, tenho trabalhado como professora contratada, lavo roupas, faço fachinas, tudo para não ver meus filhos passarem necessidades. Meu marido foi para São Paulo procurar trabalho e nunca mais voltou. Sei que está trabalhando e sustenta filhos que não é dele. Sua família que mora na minha cidade não me fornece seu endereço… fazem-se de inocentes e dizem que não sabem.
    Então vou ao Forum local requerer a pensão alimentícia dos meus filhos e eles me alegam que precisam do endereço dele, então gostaria de saber como agir… por que no meu entender não sou eu, praticamente uma desempregada, que tenho de contratar detetives para encontrá-lo, tenho o nome da cidade em que ele está, tenho número de CPF…Acho eu, não sei se estou errada, que a justiça deveria ser mais eficiente.

    Ficaria muito grata pela ajuda.

    @eliana farias

  82. Boa tarde ,meu filho completara 18 anos e è estudante seu pai pagara ainda algum valor????

  83. Boa tarde, tenho uma filha q completara 4meses de vida , e estou separada do seu pai a mais ou menos 1 mes , qual o valor estipulado da pensão alimenticia e eu posso solicitar pensão ??? (pois não trabalho e tomo conta da nossa filha …).Além disso ele tem dois filhos menores com mulheres diferentes

  84. Boa noite, tenho 3 filhos e me separei da mãe deles de fato mas ainda não de direito. Tenho uma filha com outra mulher e pago pensao de um acordo que fiz com ela. A minha ex mulher, mãe dos 3 filhos, tem 46 anos e nunca trabalhou. Estou querendo regularizar as pensões e gostaria de saber se posso pagar 8% para cada um, inclusive para a ex mulher, perfazendo um total de 40% do meus rendimentos? Já que além disso tudo também pago plano de saude e dentário para todos, que cobre tudo.
    Mande a resposta por email se puder. Fico grato.

  85. estou esperando um filho do meu ex namorado,e ele já tinha engravidado outra mulher e eu não sabia,eu tô com 4 meses e ela com oito meses,se eu colocar ele na justiça quanto ele vai ter q me pagar de pensão?ele tá terminando a faculdade de logística,e tá fazendo estágio,o ano q vem provavelmente.ele vai ser contratado,pois o pai dele é advogado,enfermeiro e tem conhecimento…e se ele for pro exterior???

  86. tenho uma filha de 18 diz que estuda em colegio particular estou desempregado e ela quer pensao tenho 2 crianças menores ela trabalhava de carteira assinada e eu parei de pagar pensao a mae deela vai todo dia no forum estou escondido com minha familia oque fazer

  87. Oie hoje eu tenho um filho de 1ano e estou entrando com o pedido de pensao alimenticia , mas o pai do meu filho e dono de um restaurante e eu nao sei qual a renda dele eu so tenho o contrato dizendo que ele e o unico dono,eu nao trabalho sou estudande moro com meus pais .
    Voces acham que eu consegui a pensao ???

  88. olá,eu tenho um filho de 5 anos e o pai dele paga a pensao no valor de 157,00R$ e ja faz 3anos q paga só isso quero recorrer como devo fazer procurar um advogado,e ele tem mais 2filhos com outra mulher quero saber qual o valor q ele deve pagar,ele conseguiu provar q ganha o salario minimo pro juiz e agora eu to nessa o q devo fazer???????

  89. fernando marques ferreira escreveu:

    meu tio depois de 21 anos esta sendo ameaçado por uma mulher,que diz ter uma filha que é dele mais essa filha não é registrada no nome dele. como ele deve prossegui. sim ele é autonomo não tem renda comprovada,e esta se sentindo mal com isso alem de esta prejudicando o casamento dele.
    ele é casado a mais de 17 anos e tem um filho. manden resposta por favor…

  90. @Roberto Ferreira

    Rosemeire :
    Quero saber sobre a pensão, meu filho tem 19 anos esta desempregado, sofre deficit de atenção,é tem filhas gemeas, não e casado, a menina pediu uma pensão de 510,00, meu marido contraiu um divida que não consequimos pagar até agora, tenho um firma uma transportadora que começou em janeiro deste ano só que, ainda não tem clientes, quando soubemos da gravides a mãe da menina não quiz que meu filho a visitasse, por dois meses, agora ela alega que nos a desamparamos, mais comprei roupas para as meninas, fraudas, e o leite que elas tomam

  91. Bom Dia, hoje fui abordado pela amiga de minha ex- esposa cujo tenho um filho, ela tinha em mãos uma intimação do conselho tutelar, e me entregou.
    tem alguma coisa contra? essa amiga poderia me entregar a intimaçao?

  92. olá meu noivo tentou um acordo amigável entre a ex mulher dele a respeito de pensão alimentícia ele é autônomo e tem a renda de um sala´rio mínimo pois ele só faz bico, gostaria de saber como ele faz para poder depositar em banco o valor da pensão pois ele atualmente não tem comprovação que paga

  93. boa tarde.eu tenho um salario de 800euros ja tou divorciado a 2anos,estou a pagar220euros de pensao aos meus 3 filhos menores.tenho que pagar a renda da casa que sao 370 euros mais agua 26euros luz30 euros mais deslocacao de tranporte{gasolina100euros mais alimentacao150euros fora seguro do veiculo e outras coisas mais. na condicao que estou morando sozinho que devo fazer para pedir em tribunal dos menores que a pensao seja de alimentos seja mais reduzida.

  94. minha ex mina ..- só me fez varias ameaça !!!
    que acabo me deixando a desgosta da situaçãoO !!!
    por tudo que ela me disse desde da gravidez !
    ai agora ,,que eu quiz ficar com ela ,ela se fez tanto de dificio ,que por falta de dialogo acabamos só brigandO !!
    e ela foi na justiça ,p/ mim pagar penão !! eu tentei entrar em acordo mais ela quiz a sim !
    por favor me de uma solução me responda no meu email ok !
    !binho_negobala@hotmail.com

  95. Meu filho recebe pensão desde 2002, acontece que o pai nunca faz os reajustes anuais, se reajustado pelo IGP M o valor está com três anos de atraso, ou seja o valor pago atualmente refere-se ao ano de 2007, posso executá-lo pelo não pagamento correto ou devo pedir revisão, na época o valor foi fixado de acordo com o salário mínimo, agora estou tentando reajustar pelo IGP M mas ele alega que nunca pode pagar, ele é solteiro e não tem outros filhos. Alguém pode me orientar quanto ao que devo fazer, pois meu filho saírá de casa para estudar fora e suas despesas aumentarão.

  96. Maria Adriana L. V. escreveu:

    Ah,tinha esquecido,quando fiquei grávida a familia me deu o onxoval e durante o resguarde ele e a mae me ajudaram, depois ate uns 6 meses de idade do menino ele me dava 50 reais por mes,dai só se o menino adoecesse ele vinha e comprava a medicacao,agente acabava discutindo,porque eu reclamava que ele nao me ajudava depois da briga ele comprava a massa dele e pronto .Pra ele eu sou inguinorante,agora ele nao quer que eu peça nada a ele,quer resolver tudo com a mamae,mas eu sou a mae do menino.me dê as dicas do que faser.

  97. Maria Adriana L. V. escreveu:

    Olá,gostaria de saber o que eu faço,tenho 1 filho de 4 anos,nao moro com o pai dele,hoje ele tem mulher e eu marido.mas ele nao me ajuda a nao ser todo aniversario do menino ele da 100 reais.Agora ele começou a estudar mandei a lista de material para a casa dele,parece que ele nao gostou,porque é a minha mae que cuida do menino,ele mora com ela ,eu sou funcionária do estado,trabalho à noite como servente,porisso meu filho mora com minha mae no interior.Entao quero saber como faser ele dar pensao ou entrar em acordo,so quero que ele me ajude.Toda vez que ele fala com minha mae alega que nao tem carteira assinada,esta desempregado. tenho que faser alguma coisa ,me ajudem pelo amor de Deus.

  98. gostaria de saber se a pensao pode ser maior de 30% tenho carteira assinado como salario minino e minha ex só quer 37% em cima do salario

  99. tenho duas filha meu ex paga pensao alimenticia de um salario minimo para as duas, mas minha filha mas velha vai completa 18 anos vai fazer faculdade ele e obrigado a pagar a pensao e a faculdade para ela? pois ele nao quer pagar eu tenho direito de procurar, reve isso pois ela quer muito fazer o curso as codiçoes dele e bem melhor que as minha que sou mae, obrigada!

  100. Gostaria de saber qual o valor do salario minimo para pensao alimenticia do mes escreveu:

    @Alexandra
    Ola
    Infelizmente ele nao tem obrigaçao judicial,mas vc pode fazer uma revisao de pensao e pedir aumento.
    Com certes vc consegue pelo menos que ele arque com mais 50 % do gasto da faculdade,incluindo transporte,alimentaçao,livros e mensalidades.
    Espero ter ajudado!
    Abraços!
    Sheyla

  101. OI,TENHO UMA GAROTO DE 4 ANOS TRABALHO COMO AUTONOMO E NEM SEMPRE TENHO SERVIÇO GOSTARIA DE SABER QUANTO PORCENTO DO SALARIO ESTA ESTIMULADO O VALOR DA PENÇAO HOJE POIS TIVE UMA INFORMAÇAO QUE E 20% DO SALARIO MINIMO QUE E UMA LEI NOVA QUE SAI A POUCO TEMPO ISTO SERIA VERDADE?
    DES DE JA MUITO O BRIGADO

  102. Eu sou contratado para trabalhar por meio periodo em uma empresa, ganho R$260,00 por isto. Tenho os recibos de pagamento e tudo mais, No outro periodo faço curso de ercolocação profissional. A taxa de valor da pensão para os filhos é de 18 e 15 porcento quanto devo pagar de pensão?

  103. Meu ex marido pagava uma penção de 599,00 reais para os 2 filhos, quando estava afastado da empresa pelo ixss e hj ele trabalha dentro do sindicato e sem registro, e paga 360,00 não sei qual a porcentagem do salario minimo, e agora ele vai ter outro filho com a segunda esposa, quero saber se esta certo este calculo que ele me paga, pois esse dinheiro mal dá para sustentar meus 2 filhos e um ainda faz curso que paga 70,00 com esse mesmo dinheiro da penção. por favor mande a resposta no meu e-mail. Obrigada de coração

  104. Me separei da minha esposa e temos um filho, gostaria de saber se mesmo ela tendo um salario 2 vezes o meu se sou obrigado a pagar pensao de 30% do meu salario.

  105. andreza de k´ssia escreveu:

    Oi tenho uma filha o pai dela ganha 900,00 gostaria de saber quantos porcentos ele deveria pagar de pensão a ela????sendo assim ele tem outra filha mas nao da pensao e posso colocar na justiça e isso prejudicaria pelo fato dele ter outra filha?

  106. Recebo pensão do meu filho, só que o pai dele pediu revisão,,,, pois agora tem dois filhos mais novo, com uma outra mulher que acabou de se separar,,,, gostaria se a porcentagem do valor é dividido por 02 ou por tres? Obrigado

  107. trabalho em uma empresa que presta serviço para cedae e a mesma vai rescindir o contrato pois entrara com outro nome e os funcionarios continuarão trabalhando na empresa que sera com outra razão social, sendo que gostaria de saber se minha ex-esposa tera direito sobre a minha rescisão,13º e o meu fgts?

  108. meu ex-namorado trabalha autonomo,quanto que ele deve pagar dentro do salário miinimo para o filho

  109. estou casado a um ano e meio tenho um filho de 5 meses minha mulher esta se separando de mim tenho uma renda de dois salarios minimo quanto devo pagar de pensao para o meu filho.

  110. Fui casada com o pai do meu filho que hoje tem 3 anos, eu estava com 2 meses de gravidez quando ele foi embora não me ajudou em nada até o bebê nascer,registrou-o com mais de 3 meses porque eu entrei com ação de reconhecimento de paternidade, e paga R$250,00 sem nimguem ter estipulado nenhum valor, não vê a criança desde quando meu filho tinha 5 meses hoje ele está com 3 anos e 8 meses,estou pensando em entrar com pedido de ação de alimentos e guarda já que penso em sair de São Paulo e tenho medo que um dia ele alegue que eu sumi com a criança, meu ex marido é Policial Militar e hoje somos divorciados , como proceder?

  111. sou casada legalmente com meu ex marido que e policial militar,tenho dois filhos com ele,queria saber quanto ele deveria pagar de pensão pro meus filhos ele so manda 400,00 e mais nada e gostaria saber tambem se tenho direito a uma pensão tambem? obg

  112. Fui casada durante 13 anos, me separei fazem 05 meses, tenho dois filhos do meu marido uma de 05anos e outro de 10anos, ele ganha R$ 1.700,00 comprovados em carteira, ele é motorista particular, compramos um apartamento financiado pelo patrão dele que pela facilidade desconta do proprio salario dele, porém este patrão somente emprestou o dinheiro porque eu trabalhava e morava dentro de uma loja que nos fundos era a casa, vendemos a loja com a casa em parcelas iguais de r$ 2.000,00,o patrão somente emprestou este dinheiro, porque sabe o dia e a hora que eu vou parar de receber. Larguei meu trabalho e casa de 10 anos para morar perto do trabalho do meu marido, morava em um bom bairro e agora moro em uma comunidade, alugamos o apartamento comprado por r$ 500,00 que paga o aluguel de onde moro, pagamos R$ 1.000,00, um mil reais de prestação ao patrão, quanto deve ser o valor da pensão para meus dois filhos com o salário dele,quando terminar o valor que recebo e o valor que pagamos? E se eu tenho também algum direito porque larguei meu trabalho de 10 anos por causa do bem estar dele, até hoje estou desempregada, e ele nos abandonou e me ameassou dizendo que a mordomia está com dia e hora marcado pra acabar…Por favor me ajudem Obrigado

  113. Ola,tenho uma filha de 9 anos,sempre paguei pensao mas minha filha foi educada a so vir comigo quando quer alguma coisa por ser assim tenho medo de forçala a ficar comigo,pois vai achar castigo ja que a mae deixa ela ficar na rua ate quando quer e fazer o que quer sendo assim quando vou dizer que nao concordo ela poe a menina contra mim pois diz que que eu so gosto do meu filho que mora comigo e que so dou coisas pra ele.nao sei o que fazer ela vive indo em advogado paguei 110,00de remedios e ela ainda ficou brava porque faltou um shampoo pra feridas devido fazer 7 anos que a menina tem piolhos mas eu nao tinha dinheiro so recebo em sexta feira e se resolvo jantar com minha esposa ai sim ela enche a cabeça da menina ai a minha filha me liga 10 horas da noite revoltada porque eu nao levei ela …o que posso fazer isso e um tormento…obrigado por favor me ajude

  114. felipe de castro escreveu:

    oi me ajudem tenho 2 filhos com uma mulher e vai nascer mais um com outra mulher queria saber qunto eu devo pagar de pensao pra essa crianca q vai nascer? eu sou autonomo ganho pouco cerca de 750 reais mais tem um porem minha irma tem uma loja de 1,99 so q o cnpj da loja esta em meu nome mais essa loja nao e minha isso pode interferir em alguma coisa ?? me ajudem pq eu nao tenho condicoes nehuma de pagar um advogado e neim mesmo de pagar pensoes com valores alto agurdo!!!

  115. Leticia Verisismo escreveu:

    Tenho 1 filha de 7 anos e o pai nunca pagou pensao. Agora quero entrar na justiça para pedir este direito. Ele recebe em torno de 1,400, qual seria o valor da pensao? e ele tem de pagar os anos que nao pagou?

  116. oi eu tenho um taxi e esta em nome do meu irmao ele teve uma filha com uma namorada e ela aciono ele na justica para pedir pensao so que ele ganha r$1000,00 de salario mas o juiz decretou a ele pagar um salario minimo mas ele nao tem condicoes so por que o taxi ta no nome dele mas ela sabe que nao e dele o que eu faco ajudo ele a pagar a pensao ou peso revisao

  117. Olá, tenho 3 filhos, 2 com minha ex mulher e 1 com minha atual. Pago para minha ex mulher o exatamente R$260,00 reais, sendo q recebo R$635,00 eu gostaria de saber se o valor q eu pago esta correto, pois em minha mente eu sei q e pouco, mais se eu colocar mais tbem pode faltar para a outrasinha e tenho minhas conta a paga. Por favor me envie resposta!!

  118. ola!meu marido e separado a 5 anos da sua ex esposa ele tem um menino de 10 anos e no dia da audiencia fizeram guarda compartilhada esse ano permanece conosco e ano que vem com ela. gostaria de saber se ele poderia passar a guarda definitiva para ela no acordo que eles fizeram o valor para ele pagar de pensao e de R$160,00 REAIS.passando a guarda qual seria o valor que ele teria que pagar sendo que estou gravida.

  119. A empresa que eu trabalho efetuou o desconto em folha da pensãp alimeticia enão depositou na conta da minha ex esposa em quem será aplicada a lei, em mim ou na empresa?

  120. oi, recebo 1 salario minimo + R$ 30,00 de salario familia, e tenho direito a auxilio de plano de saude para meu filho, pela empresa que trabalho, quanto devo pagar de pensão alimentícia?

  121. Jefferson lima gaspar escreveu:

    Oi ganho 900 reias por mes sou altonomo e tenho 2 filhos de maes diferentes gostaria de saber o quanto eu tenho que pagar para cada filho ? por favor mandar a resposta no meu email

  122. TANIA MARIA DOS SANTOS escreveu:

    FUI CASADA DURANTE 10 ANOS E TIVE 4 FILHOS COM MEU EX MARIDO, ME SEPAREI, E GOSTARIA DE SABER QUANTO ELE TEM QUE PAGAR DE PENSÃO PARA MEUS FILHOS.ELE TRABALHA DE CARTEIRA ASSINADA.JÁ FAZ 1 ANO QUE ME SEPAREI E ELE NO INICIO MANDAVA ALGUMAS COISAS DE ALIMENTOS POR MES E DEPOIS DE 7 MESES SEM MANDAR NADA, MANDOU 100 DO SALARIO DELE.(NO MÊS DE AGOSTO)E ATÉ AGORA NADA…O QUE DEVO FAZER. SE JÁ DEI ENTRADA NO PROCESSO DE PENSÃO ALIMENTICIA E DIVORCIO.ME ENVIE UM EMAIL. ME MANDANDO RESPOSTAS.AGRADEÇO DESDE JÁ.

  123. aelton leal escreveu:

    minha filha esta para nascer, sou separado da mae dela, estou desempregado, quanto devo paragar de pensão alimenticia

  124. tenho uma renda de 601,00 ,so recebo 508,00 quando tem que pagar de pensão alimentícia mim informa por favor, e quantos por centos;

  125. Carla Cristina escreveu:

    Meu namorado tem uma filha de 6 anos!
    Ele ganha 1´000 reais,ele paga plano de saude para crianca e da para ela 350 por mes mais plano de saude de 110 reias.
    ele da por conta propria so q agora ele esta apertado.
    se ele for no juiz ele tem q dar quantos por cento para ela pagando o plano de saude dela?Obrigado

  126. tenho uma filha de 5 anos sempre ajudei depois a maé dela parou de deixar ela comigo,e colocar ela contra mim nao sei porquê,ai parei de pagar pensão uns mês.depois conversei com ela entrei em gordo com ela e ela voltou deixar a minha filha comigo e eu comecei a pagar pensao de novo depois de 3 mês ela parou de deixar a minha filha comigo ai parei de nova.cansei de converssar com ela que eu queria pagar pensão p/ minha filha e ter direito de pai.. ai fiz o seguinte abrir uma poupança no nome da minha filha e todos mês deposita 30% do meu salário na conta dela.isto está certo..por favor mim manda a resposta e mim dá uma dica melhor.obrigado

  127. Pagava pensão, qdo estava empregado 30% do meu pagto. menos os descontos obrigatários, hj desempregado posso pagar os mesmos 30% sobre o sálário mínimo, pra que não tenha problemas com a justiça.

  128. tenho dois filhos e a dois anos estou separada de meu marido ele ganha em media 1.200 a 1.600 a cerca de de uns tres meses ele não esta dando a pensão dos filhos antes ele dava 400.00reais qual e o valor correto que ele tem que dar .

    fico grata pela atenção.

  129. bom eu tenho uma filha de dois anos com uma mulher do qual eu ja me separei ,tenho outra mulher e ela esta gravida e recbo um salario minimo com fica a pensao de minha filha pois ela vai começar a estudar e vai aumentar os gastos tenho muita duvida a respeito disso pois minha atual mulher não trabalha como sestentarie minha familia com um salario?

  130. Meu marido tem um filho de 5 anos, a ex mulher dele recebia um benefício até o mês passado, no valor de quase R$700,00 mas a partir deste mês foi cortado o benefício para a ex mulher dele pois ele era presidiário e antes de ser detento sempre trabalhou de carteira assinada, porém, agora que acabou este benefício a ex mulher dele está ameaçando ele de jogar na justiça sendo que ele começou a trabalhar a um mês. Portanto, qual será o valor que deve ser pago ao filho dele sendo que ele recebe R$800,00 por mês, porém ele já tem outra família comigo e tem outras obrigações a serem cumpridas.

  131. Meu marido paga 185,00 reais de pensão no momento ele esta desempregado ele tem que pagar 13ºsalario tambem?

  132. sou vigilante e ganho 810,00 na carteira. mais tenho 5 filhos um com cada mulher, e hoje sou amigado e tenho um filho de um ano.quanto devo pagar pra cada filho?

  133. ANDRIO BORGES escreveu:

    minha ex-mulher quer ir para sao paulo com meus filhos.
    uma nenina de 12 anos um menino 13 ela não tem profissao nao tem imprego nao tem casa…..
    quando nós separamos ela ficou com guarda deles
    o que posso fazer.

  134. ola estou gravida e me separei do pai da minha filha e eu gostaria de saber quanto e o valor certo que devo receber de pensao ele ganha um salario de 1.200,00 na carteira,quanto que daria para ela?obrigado desde ja.

  135. Boa tarde!! Tenho uma filha de 7 anos, a pensão alimenticia dela foi estipulada em 42,14 % do salario minimo, eu gostaria de saber se ela tem direito de decimo terceiro e ferias? Obrigada

  136. bom dia
    morro com minha avó deste criança e nunca recebi um centavo de meus país
    eu queria saber se eu posso receber pensão alimentícia e se eu recebece quais os procedimento que eu deveria fazer para ganhar o que e meu por direito

  137. gostaria de saber se esse m~es ja devo pagar a pensão para minha ex com novo valor de salário pago 60%em cima do salário que éra no valor deR$327,00 por favor me de uma orientação grato antônio

  138. Olá meu esposo tem dois filhos minha sogra sede a casa deles pra ex dele morar com as crianças isso vale ou nao, como ajuda ou ele ainda devedar pensao. Acho q nao mais ele se recusa pagar pensao e tenho medo dele ir preso devido a pensão.
    Desde ja agradeço, obrigado

  139. @antonio
    Ola, pago pensao alimenticia de dois salarios minimos todo dia 10, agora e janeiro de 2012 com o aumento do salario minimo, devo pagar sob qual valor? Att,

  140. essa lei q não da prisão entrará em vigor?
    pq muitos por ai só paga devido a n qrer ir preso,se isso acontecer o governo terá q dar mtas bolsas família pois criar filhos(educação)ja ta mto difícil imagima sem capital será mais difícil ainda!

  141. pago 40 porcento do salario minimo como pensao alimenticia, todo dia 5 , gostaria de saber se o pagto do dia cinco de janeiro é com base em qual dos salario o velho ou o novo. alguns amigos dizem que é sobre o salario velho por se tratar de pagto com referencia ao mes de dezembro e outros acham que é com base ja no novo. qual é o certo por favor me tirem essa duvida.

  142. Marlene ferreira lima escreveu:

    minha filha recebe o salario minimo de um militar do estado gostaria de saber se terá o reajuste do novo minimo?

  143. maria helena ribeiro da silva escreveu:

    oi meu ex paga 40 porcentodo salario minimo mas desde 2005 ele so paga 100 reais agora em dois mil de dose eu quero receber todoa a diferensa desse 40 porssento que ele nao pagou vc acha que ele e obrigado a pagar?

  144. OLA EU TENHO TRES FILHOS GOSTARIA DE SABER SE A PENSÃO DE 30 % TENHO Q PAGAR PRA CADA UM OU 30 % PARA OS 3. AGURDO RESPOSTA BRIGADU

  145. LEANDRO :OLA EU TENHO TRES FILHOS GOSTARIA DE SABER SE A PENSÃO DE 30 % TENHO Q PAGAR PRA CADA UM OU 30 % PARA OS 3. AGURDO RESPOSTA BRIGADU

  146. queria saber quando o salario aumenta e obrigatorio o aumento de pensao alimenticia pois meu marido paga 150 para uma filha com ex- conjugue e ele recebe um salario minimo sem registro na carteira tendo tbm uma familia com 2 filhos e obrigatorio esse aumento

  147. olá tenho uma filha que irá completar 14 anos e só foi registrada ano passado, o pai dela tem mais 3 filhos com a segunda esposa, quantos por cento do salário total dele ele tem que pagar de pensão, durante os anos que ela não foi registrada ele pagava 130 a 150,00, o valor que ele estipulou antes do registro e continua pagando 150,00, ele ganha em média de 1500,00 a 2000,00 contando comissão…aguardo …grata

  148. como faco o calculo para pagar pensao alimenticea sendo um micro empreendedor imdividual

  149. OLA SOU CASADA TENHO UMA FILHA COM MEU ESPOSO ELE QUANHA 790.00 POR MES, MAS ELE TEM OUTRO FILHO FORA DO CASAMENTO GOSTARIA DE SABER QUANTO POR CENTO ELE TERA QUE PAGAR PARA O OUTRO FILHO? AGUARDO RESPOSTA!

  150. Estou separado, minha ex esposa ganha muito bem.Estou desempregado e com câncer posso pedir pensão. Tenho um filho com ela, ele tem 10anos vive com ela. Não estou separado legalmente, só de corpos

  151. Alexandre Nélson Mendes escreveu:

    tenho 2 filhos,pago pensão de 1 salário mínimo para o mais velho,e acabei de separar da companheira e tenho que pagar pensão para a mais nova;é possível dividir esta pensão para os dois menores,uma vez que a pensão já é abusiva para o salário que ganho? obs.meu sal´rio é menos de 2 salários mínimos.

  152. BOA NOITE , GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREIRO DE RECEBER DECIMO TERCEIRO E FERIAS NA PENSAO ALIMENTICIA, POIS O PAI DA MINHA FILHA É ADVOGADO E PAGA UM SALARIO MINIMO. MAS NAO DEP. VR DE DECIMO TERCEIRO.MINHA FILHA TEM DIREITO?
    POIS ATÉ HOJE NÃO CONSEGUI RECEBER OS ATRAZADOS DESDO INICIO DO PROCESSO ACHO QUE UNS 40MIL . COMO FAÇO PARA RECEBER? SEMPRE DIZ NÃO TER DINHEIRO.
    ABS.
    OBRIGADA
    SONIA LIMA

  153. vai trabalha q vc consegue esse dinheiro@sonia lima

  154. cristiano escreveu:

    boa noite, pago a pensão de meu filho que tem 2 anos. Percentual de 33% do salário mínimo é certo para um filho?

  155. Rosângela Maia Laurindo escreveu:

    Bom dia, pago pensão para dois filhos de 14 e 15 anos,20%gostaria de saber se está certo o direito ao adicional noturno,horas extras,plr,férias,abono,décimo terceiro salário e décimo quarto meu nome é Rosângela ou se o certo é pagar os 30%sobre o salário,férias abono décimo terceiro ,décimo quarto e mais nada.

  156. Boa noite, estou com uma duvida meu marido tem uma filha do outro casamento ele paga pensao, escola, roupa tudo o que a menina precisa ele da, estamo eu tb sou s com uma duvida ele paga de pensao 365,99 mais escola que custa 241,99 e mais as despesas dela ele e autonomo trabaha na feira,e eu tb sou autonoma e temas 2 casas de alugel nao temos salario fixo fazemos o que podemos e a para completa estou gravida de 5 mesee por favorpreciso de uma resposta.

  157. O processo de pensao da minha filha n houve audiência de conciliaçao e vamos para a proxima.ele ja deveria ter pagado50%do minimo, ate o dia do juiz estipular o valor ele tera q pagar 50%mensalmente?

  158. Oi, Meu esposo é separado a cerca de 5 anos e tem com sua primeira esposa um filho de 6 anos, ao se separar eles fizeram um acordo em juizo, onde ele estaria pagando 16% do seu salário, que recebia na empresa onde trabalhava, mas a cerca de um ano ele se encontra desempregado e quem tem pago a pensão sou eu, so que tenho pago 16% de um salário mínimo. O dinheiro todo mês tem sido pago, mas a ex esta questionando o valor. Gostaria de saber qual os nossos direitos e os reais direitos dela. Obrigada

  159. Tive um relacionamento, do qual fiquei grávida de uma menina, hoje com 14 anos. O pai dela sempre depositou o dinheiro que correspondia com as despesas da garota, mas a partir do dia que pedi a custodia provisória para ele (pelo fato de estar vivendo com minha filha aqui na Espanha, pois casei com Espanhol, e näo ter problemas com a justiça espanhola).
    Acontece que depois que ele me deu a custodia provisoria (até que a menor obtenha a maioridade), ele já näo deposita mais o dinheiro. (Sempre concordávamos em tudo, no que diz respeito com os gastos com a garota e nunca foi necessário colocá-lo na justça para cobrar nada, já que ele sempre dava em comum acordo.
    Gostaria de saber até que ponto tenho o direito de cobrar essa pensÇäo, uma vez que näo sou casada com ele, nunca vivemos juntos e hoje a minha filha quer voltar para o Brasil (para viver com a sua vó), pois näo se adaptou ao ensino daqui.
    O pai dela poderia (na justiça) me acusar por abandono? Ele continua na obrigaçäo de continuar dando o dinheiro para os gastos com a garota?, e os 10 meses que näo depositou, poderei cobrar diante a justiça?
    Por favor, esclareçam minhas dúvidas…desde já agradeço.

  160. Liliane da silva pitel escreveu:

    Sou casada e meu marido tem um filho com outra mulher.Ele esta desempregado e a um tempo atras o juiz determinou que ele tem que pagar meio salario.Minha mãe tem uma loja mais esta esta no meu nome.Agora a mulher esta alegando que eu tenho que pagar a pensão!!Tenho uma filha de 7 anos com meu marido e mal ele consegui sustentar minha filha.Não tive condições nem de pagar aluguel,por isso meu pai cedeu um pedaço do terreno onde eu financiei o material e estou pagando em 60 meses.Minha duvida é!! Sou obrigada a pagar a pensão dele?minha renda entra Junto com o processo? E tem como ele abaixar esta pensão uma vez que não esta conseguindo pagar?Ela reside em são paulo e agente e sorocaba por isso procurei a procuradoria e lá me disseram que tenho que ir para lá pra poder fazer um acerto perante o juiz!!Não tem como eu resolver este problema aqui???

  161. maria de fatima friza escreveu:

    gostaria de exclarecer esta duvida.o meu filho tem 9 anos e o pai nem da a 6 anos ke nao almenta a pensao de alimentos nem da contribuiçao para nada ,gostaria de saber se a pensao e 20% ou 30% sobre o ordenado e se e obrigado a contribuir com metade das despesas vestuario e escolar ,e ja que tenho tambem despesas de medicamentos porque o meu filho sofre de epelepecia agradeco resposta

  162. sou casada eo meu esposo esta aposentado e trabalhava, mas foi mandado embora. ele dava pensão de 30% descontado do salario dele, ´mesmo os filhos já maiores e casados ,ele não cortou e ainda dava pra ex- mulher .gostaria de saber como ele foi mandado embora do serviço,e agora o que no resta é aposentadoria se ele é obrigado a continuar com essa pensão pra ex-mulher eos filhos?obrigada!

  163. tenho 3 filhos com o meu ex marido estou ha mais de um ano separada judicialmente e foi acordado o valor de 1.000 reais para os tres, sendo esse valor insuficiente para o gasto dos tres, ja tentei com pai deles que eh um profissional liberal resolver amigavelmente a questao e pedindo para pelo menos pagar a metade da escola deles e o plano de saude, sou funcionaria publica municipal e meu salario eh insuficiente para mim e para os tres, gostaria de achar um meio e uma orientação para solucionar esse problema, tenho esperança de haver justiça nesse pais e obrigar pelo menos esses homens irresponsaveis e irracionais a serem. a minha indignação eh muito grande.

  164. helio junior escreveu:

    boa noite, meu caso e bem complicado, tenho 2 filhas de mulheres diferentes, e pago pensao para as duas , me casei e tive uma outa finha que esta com 6 meses, so que ela nasceu com poblemas de saude, atresia de esofago,ganho em torno 650 reais o total de pensao que pago e de 35% , e nao estou conseguindo sustentar a que mais precisa nesse momento, o que posso fazer pra diminuir esse valor, a sem esquecer que pago aluguel. me oriente porfavor.obrigado.

  165. meu marido paga 39,20por cento, recebe um salario isso é certo me de uma resposta

  166. sou militar e minha ex saiu de casa esta morando com a mãe e ela esta querendo o meu carro mais ele é financiado e tenho uma divida de 12.000.00 mil, como posso fazer para não ficar sem carro estou pagando 30% do meu salário ja. estou separado 3 meses.

  167. vai procurar um emprego agora que nao esta mais gravida, ao invez de ficar querendo se sustentar com pensao

  168. vai trabalhar

  169. oi, gostaria de saber o que fazer , porque o meu marido paga 700,00 de pensao e ganha 900,00. dois promotores ja pediram para baixar e o juiz ja faz um ano que nao julga, ele é demorado, nao julga e ele ainda nao consegue ver os filhos, pois a ex mulher desrespeita a lei, o acordo de visita que foi feito em audiencia. Ja entramos com mandado de segurança para o juiz julgar e foi negado. O que fazemos em uma situaçao dessa, como fazer o juiz julgar ?

  170. Você não sabeo que fala….cetamente se não precisou, vai precisar de um, conheça a profissão, e depois venha falar algo intelligente!

  171. quando o pai tem outro familia e tem filho trabalha com carteira assinada quanto tem q pagar de pensão

  172. a minha renda atual e de 400 reais por que estou desenpregado eu tenho uma casa de aluguel que e de 400 reais esta casa eu ganhei de doasao da minha mae so tenho 400 reais para pagar a pensao quanto irei pagar de pensao.

  173. Binômio necessidade e possibilidade é que rege a pensão alimentícia

  174. ola meu ex-marido e agente federal ele ganha 7.000.00 por mes e so me dar de pensão 530,00
    gostaria de saber o valor exato que ele deveria me dar
    ele so tem um filho que e meu e mora cmg
    aguardo a resposta

  175. quando o pai tem dois filhos e ganha um salario minimo quanto que fica de 15% porsento pra cada um

  176. a empesa que ele trabalha nao esta descontando em folha o que eu devo faser o oficio ja foi mandado mas nada se resouvel oque devo fazer

  177. O pai de meu filho paga um salario minimo ao meu filho desde janeiro de 2009, e pela sentença é : se desempregado um salario, e 23% se empregado, será q ele está desempregado todo este tempo? ele é chefe de cozinha.

  178. eu pago pensao.a um ano mas agora estou de ferias,paguei a pensao sobre as ferias mas agora neste mesm eu nao tenho pagamento mot ferias nao trabalhei mesmo asssim sou obrigado a pagar a pensao do mes que nao tenho pagamento motivo de ferias.pois eu paguei referente as ferias

  179. naiandra galvão escreveu:

    olá, gostaria de saber o que deve ser feito na situação:
    meu esposo tem uma filha com uma ex namorada
    não trabalha com registro na CLT,paga uma pensão de 160,00,sei que não é o suficiente para sustentar uma criança,mas é o que ele pode no momento, já que é
    autonomo, a mãe da criaça vive ameaçando dizendo que vai na justiça pedir aumento alegando que eu e o meu esposo trabalhamos .
    mais além disso eu não tenho nada a ver com isso
    trabalho sim mas não com registro na CLT
    quanto ele tem que pagar, com base no valor do salário minimo atual, já que é apenas uma filha ?
    eu tenho alguma obrigação como companheira ?

  180. ME SEPAREI EM 2011, E FICOU ESTABELECIDA UM SALÁRIO MÍNIMO PARA MIM E OS ESTUDOS DA MINHA FILHA, NÃO TERIA QUE SER O SALÁRIO MÍNIMO DO PARANÁ?qUANTO AOS ESTUDOS DA MINHA FILHA ELE NÃO ESTÁ PAGANDO. PODERIA ME ORIENTAR?

  181. sou obrigado a pagar a diferenca de pensao de 2008 ate 2014.

  182. pago 15% e hoje a diferenca a pagar e de 5%.sao 6 anos de atrasados.e lei pagar estes 6 anos de atrasados

  183. ele pode ter vários filhos que trabalhe no entanto o certo ele pagar o que deve ou seja ele os 20% da sua renda ok

  184. Meu ex marido tem outro filho e ganha 80 reais qanto ele tem q pagar de pensao

  185. Eu gostaria de saber?o pai da minha filha tem 2 filhos com a nova mulher dele não paga aluguel e a sogra e sogro dele pagam as contas de luz e ele recebi um salário mínimo quanto é que ele deveria dá a minha filha?

  186. tenho uma filha de 3 anos e outro ta pra nascer da msm mulher ganho 724 quanto de penssao tenho que pagar????? alguem sabe min dizer

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)