Licença paternidade: Pais também possuem direitos



     

Licença-paternidade é um benefício concedido ao trabalhador pelo nascimento de seu filho. É uma forma de possibilitar que o pai dê assistência à mãe e ao filho e ainda permite que efetue o registro da criança.

Após o nascimento do seu filho, o trabalhador poderá se ausentar durante cinco dias, sem prejuízos salariais. Para validar o período de licença-paternidade, o trabalhador deverá apresentar para o seu chefe a certidão de nascimento de seu filho ou registro de nascimento.



36 comentários em “Licença paternidade: Pais também possuem direitos

  1. Gostaria de saber, essa semana veio um comenetário em que a licensa paternidade teria aumentado de 5 para 15 dias isso procede.

  2. Olá Anderson. A lei que amplia o período de licença paternidade já está valendo para o Estado de Santa Catarina. Ainda não foi aprovada nenhuma lei nacional para ampliar este período.

  3. oi gostaria de saber se todas as empresas são obrigadas a dar os 15 dias ou se tem elguma restrinção sou de santa catarina. obrigada

  4. Eu ouvir dizer que o pai tem direito a LICENÇA PATERNINDADE e além da licença tem direito a um salario minimo isso em caso de que o pai seja servidor publico, é verdade ou não ?

  5. gostaria de saber se é verdade que o pai tem direito a um salario minimo dado pelo inss apos meu filho ter nascido ?

  6. ola boa noite gostaria de saber se apartir do dia 1 de janeiro de 2010 o beneficio de licença paternidade vai ser de 1 mes?

  7. tive o nascimento de gemeos agora dia 22 de setembro e fiquei sabendo hoje desse salario paternidade, como eu devo agir se tenho direito?
    onde consigo mais informação? minha esposa é aposentada por invalidez ela tem direito a algum beneficio?

  8. Gostaria de saber se minha mulher que é agente penitenciaria de minas gerais tem o direito de 6meses de licença maternidade. Nosso filho nasceu dia 03/01/2010

  9. JOSE MARIA RIBEIRO DA SILVA · Editar

    o nascimento de gemeos a partir de março de 2010 tem direito a salario paternidade, como eu devo agir se tenho este direito?
    onde consigo mais informação? minha esposa não trabalha o que fazer ?

  10. ola tem um pequena inpresa registrada a um ano e não paguei o prolabore e ja tenho o meu bebe com um mes se eu pagar tudo a gora tembem recebo licença maternidade

  11. GOSTARIA DE SABER SE O TRABALHADOR AUTÔNOMO CONTRIBUINTE TAMBÉM RECEBE UMA AJUDA DE CUSTO DO INSS( LICENÇA PATERNIDADE ) ?? REFERENTE AO TEMPO QUE SERÁ NESCESSÁRIO PARA SE AUSENTAR DO TRABALHO.. GRATO

  12. A licença paternidade foi aumentada para cinco dias. Pergunto: Todos esses dias serão remunerados ou apenas 01 dia?

  13. sumario dos s. souza · Editar

    quero saber se o responsável (pai) pelo recém nascido
    tem direito a algum tipo de beneficil salárial
    do empregador ou da empresa onde presta serviços

  14. Minha esposa esta gravida de seis meses, e fui demitido da empresa onde prestei serviços por dois anos, gostaria de saber se mesmo minha esposa estando gravida isso esta certo? Fui dispensado SEM justa causa.
    obrigado.

  15. Gostaria de saber se é verdade que o pai tem direito a 01 salário Paternidade se é verdade, como de proceder e por quanto tempo? Isso é para toda forma de vinculo empregatício, funcionário clt, funcionário público e ou cargo comissionado s/ vinculo? Aguardo retorno desde já agradeço a atenção dispensada.

  16. Estou devendo 04 dias pro meu empregador devido ter tirado 05 dias de licença paternidade depois que minha esposa teve alta da maternidade que com isto ele me nega a pagar 04 feriados devido a esta divida. Ele alega que a licença so vale a partir do nascimento da criança, mas até a criança ter alta ela fica no hospital e durante este tempo é desperdício de dias pois não é permitido a entrada do pai, só durante a visita.

  17. anderson henrique · Editar

    <gostaria de saber se o pai alem da licença paternidade, tem direito 01 salario minimo pelo nascimento do filho?

  18. Gostaria de saber se o pai tem direito a receber um salário minimo do INSS apos ou antes do nascimento do filho?
    Se tem como devo proceder ?

  19. oi, gostaria de saber se o pai tem direito a receber um salário minimo do INSS apos o nascimento do filho?
    Pois trabalho registrado, e contribuo com o INSS há mais de 8anos, sou auxiliar de manutenção e minha esposa desempregada, nunca trabalhou registrada.
    Meu bb tem 2 meses, nasceu dia 25/01/2011
    Se tenho o direito como devo proceder?
    O que faço?
    Aguardo resposta urgente.
    Obrigada!

  20. oi, gostaria de saber se o pai tem direito a receber um salário minimo do INSS apos o nascimento do filho?

  21. eu trabalho e sou contribuente e minha esposa esta gravida ela tem direito de receber salário maternidade atravez de mim

  22. Sandra Ferreira Soares · Editar

    gostaria de saber se o pai tem direito a salario minino ao nascer um filho, se sim como proceder?

  23. gostaria de saber se alem dos 5 cincos dias de licença paternidade, tenho direito a algun tipo de “salario paternidade”.e se por acaso vocês ñ tiver como me rsponder , me indicar um lugar ou um site ou um telefone … muito obrigado desde ja

  24. fernando dos santos oliveira · Editar

    ola estou prestes a ser pai e gostaria de saber se tenho direito a um salario minimo?obrigado.

  25. Reneu dal Cortivo · Editar

    sou estudante de direito e queria saber se existe o salario-paternidade, se existe como se deve proceder para busca-lo???????????